Se você já divulga o seu e-commerce no Instagram, é provável que a sua estratégia de marketing digital esteja no caminho certo. De acordo com uma pesquisa recente, o engajamento dos usuários do Instagram é até 15 vezes maior que o do Facebook.
Já imaginou quantos potenciais clientes podem ver os seus produtos numa rede tão dinâmica assim? Ao mesmo tempo, a concorrência não é nada fácil!
Para se sair bem, é preciso ter atenção aos detalhes. Pensando nisso, elaboramos um roteiro com 6 dicas sobre como divulgar corretamente seu e-commerce no Instagram. Confira!
Conteúdos do Post
Dicas para divulgar o seu e-commerce no Instagram
1. Produza imagens com qualidade profissional
O Instagram é uma rede alimentada por imagens. Inicialmente era utilizado apenas para fotos, mas agora também é possível postar vídeos curtos. No entanto, você é uma empresa e precisa mostrar mais do que imagens e vídeos ao seu público, precisa mostrar qualidade.
Por isso, produza fotos profissionais dos seus produtos, com boa iluminação, em um fundo branco ou atrativo, com profundidade de campo adequada para conseguir fundos desfocados e valorizar o elemento principal. As pessoas precisam desejar os seus produtos!
2. Escreva legendas que estimulem interação
Quando as imagens são bonitas, os usuários curtem. Mas quando a legenda é estimulante, as pessoas interagem. E isso é essencial para conseguir mais alcance nas suas postagens. Fazer perguntas e pedir opiniões é um ótimo começo.
As hashtags funcionam como filtros, e agrupam as postagens que recebem marcações iguais. Você pode usá-las explorando hashtags populares como #love, #cute, #photooftheday, #girl, #beautiful, #happy, #summer, #fun, #smile, entre outras.
Mas é importante criar suas próprias hashtags também. Por exemplo, se o seu e-commerce é de roupas e acessórios, pode fazer hashtags por categorias de produtos ou por nomes de coleções, assim, seus seguidores poderão encontrar os produtos com mais facilidade.
4. Tente agregar valor aos seus produtos
O Instagram não é a vitrine do seu e-commerce, mas sim, uma rede social, não esqueça isso. As pessoas não entram nessa rede com intenção de fazer compras, mas para ver coisas bonitas. Então, procure agregar valor aos seus produtos, produzindo fotos que retratem como aquilo é importante e necessário para os usuários da rede.
Seguindo o exemplo citado da loja de roupas femininas, procure produzir fotos com modelos utilizando seus produtos em cenários inspiradores, adequando essas fotos ao perfil de mulheres que sua loja atende.
5. Valorize seus seguidores
Por que um usuário do Instagram deve seguir o perfil da sua loja virtual? Apenas porque você faz postagens bacanas? Muitas empresas também fazem. Uma dica para fidelizar seus seguidores é criar promoções e ofertas exclusivas para eles.
Todo mundo gosta de se sentir especial, portanto, use isso a seu favor. Valorize seus seguidores e mostre por que eles devem continuar a te seguir. Peça para que façam marcações de amigos, assim você conseguirá novos seguidores.
6. Faça campanhas patrocinadas
As postagens orgânicas, onde você não paga para publicar suas imagens, são fundamentais para que você consiga uma boa presença digital na rede e consiga potenciais clientes. No entanto, uma empresa não pode depender apenas disso, até porque é uma estratégia que leva certo tempo para trazer resultados.
Saiba a hora certa de investir em campanhas patrocinadas. Pelo Instagram Ads você consegue criar postagens no formato de anúncios e escolher para que tipo de perfil de usuário gostaria de expor as suas postagens, de acordo com algumas características deles e com o histórico de navegação.
Viu só como não é tão difícil divulgar seu e-commerce no Instagram? Então, que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e ver a opinião de seus amigos e seguidores? Compartilhe e pergunte a eles!