Você certamente já ouviu falar do Snapchat. A rede é bem diferente de qualquer outra plataforma social e pode levar um pouco de tempo para se acostumar a ela, mas os benefícios que o Snapchat marketing pode trazer para os seus negócios vão compensar o esforço e muito!
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Compreendendo o Snapchat
Os desenvolvedores do Snapchat foram além das regras tradicionais de mídia social e criaram funções totalmente novas no aplicativo. As fotos têm tempo de exibição limitado e só é possível gravar vídeos com takes de até 10 segundos. De acordo com Evan Spiegel, presidente da empresa, os usuários da rede assistem a cerca de 8 bilhões de vídeos por dia.
E ela não para de crescer, em quantidade de usuários pessoa física e também no número de empresas, marcas e personalidades presentes na plataforma. Aproveite o período de concorrência relativamente baixa, e comece já a traçar suas estratégias de Snapchat marketing! Afinal, quem chega primeiro sai com vantagem.
Confira algumas dicas de como se aproximar de seus consumidores nesta que é a rede social do momento.
1. Capte momentos espontâneos
Para funcionar no Snapchat, você precisa criar conteúdos que impactem e façam sentido pro dia, uma vez que as imagens vão sumir em 24h. Diferentemente do Facebook ou do Instagram, as empresas não têm como pagar por anúncios – ao menos por enquanto.
Ser criativo é um das formas de encantar os usuários da plataforma – em geral, adolescentes e jovens adultos entre 13 e 34 anos. Reforçando: o conteúdo precisa ser composto por takes rápidos, que façam sentido dentro de 24h.
2. Ofereça recompensas e descontos
Snaps de ofertas e mensagens de desconto são um das formas de fazer negócio no Snapchat.
Essas ofertas certamente terão um limite de tempo devido ao recurso de auto-destruição. O lado positivo é que você não terá que se preocupar em explicar por que a oferta expirou.
Além disso, reconhecendo o fato de que essas ofertas e cupons serão oferecidos por tempo limitado, os usuários terão um incentivo a mais para permanecer sempre atualizados em relação à conta da empresa e suas ofertas.
3. Apresente preview de novos produtos
Depois de cativar os seus fãs com conteúdo relevante e super interessante, envolva-os com cenas inéditas de itens recém-chegados. Gerar buzz sobre as novas coleções e produtos é uma ótima maneira de garantir as vendas assim que o produto for lançado.
4. Informe seus clientes sobre vendas e eventos especiais
Vendas relâmpago são uma grande maneira de convidar massas de clientes ansiosos para explorar as últimas ofertas. Avise sobre promoções e eventos que durarão por um curto período de tempo. Convide os clientes a irem até à sua loja física ou a visitar o seu site durante determinado período.
Você também poderá restringir estas campanhas para os fãs mais ávidos e seguidores participativos, tornando o evento um convite exclusivo para os seus clientes mais leais. Eles certamente se sentirão muito especiais e irão retribuir, pode ter certeza!
5. Promova vídeos e fotos de bastidores
Momentos de bastidores são intrigantes para os clientes e uma ferramenta de marketing inteligente para uma empresa em uma plataforma tão efêmera quanto o Snapchat.
Crie mensagens direcionadas ou vídeos para clientes especiais que gostariam de “dar uma olhada” no processo de produção do seu produto. Se você vende roupas, mostre como é fotografado o catálogo. Se você é dono de um restaurante, filme o pessoal da cozinha enquanto trabalham. Isso irá aproximar a marca do cliente, que se sentirá mais acolhido.
Algumas empresas utilizam esta técnica para brincar de jogo de “adivinha” com algumas imagens específicas. Isso também costuma dar super certo e engaja os usuários com bastante facilidade.
E você, já utiliza o Snapchat marketing no seu negócio? Deixe sua opinião e comente sua experiência conosco no espaço abaixo!