Quando o assunto é o aprimoramento da taxa de conversão de um e-commerce, uma das soluções mais práticas e eficazes é a realização dos testes A/B. A aplicação dos mesmos refina diversas funções da loja on-line, como o planejamento de marketing digital e a atratibilidade da loja. Por vezes, alguns erros passam despercebidos em um e-commerce e oportunidades são perdidas. O teste A/B evita que isso ocorra, otimizando seu portal online e aumentando o tráfego e as taxas de conversão. Deseja aprender mais sobre o teste A/B e suas aplicações? Continue companhando!
O que é teste A/B?
O teste A/B é uma forma de se comprar duas ou mais versões de uma mesma página para saber qual delas proporciona um melhor resultado. Sendo assim, o teste A/B elimina os achismos e imprecisões com uma solução prática onde o que é levado em consideração são os cliques e o comportamento do usuário na prática.
Como funciona o teste A/B?
Para que um teste A/B seja realizado, é necessário saber qual é o objetivo específico dele nessa aplicação. Vamos usar como exemplo a eficácia de um conteúdo avançado (mais fotos, vídeos e interatividade) no lugar do texto descritivo do e-commerce.
Por uma semana, a página de um determinado produto pode ser apresentada de duas formas: a primeira da forma como o consumidor já está acostumado, ou seja, com o texto descritivo do produto em uma página comum; e a segunda com um conteúdo interativo, com mais imagens e alguns vídeos do produto.
As duas páginas deverão ser acessadas pela mesma quantidade de pessoas, aleatoriamente. Ora o cliente A acessa a página A e ora o cliente B acessa a página B. No final do período de testes, no caso desse exemplo uma semana, a taxa de conversão será medida para saber qual página gerou mais vendas. O período para que o teste seja bem sucedido deve ser de pelo menos sete dias, pois o comportamento dos usuários nos finais de semana é diferente daqueles realizados nos dias úteis.
Quais são as principais vantagens do teste A/B?
O teste A/B não possui limite para testes, nem em quantidade de vezes quanto em tipos e quantidade de páginas no e-commerce. Ele pode ser aplicado em todos os elementos que fazem parte de uma loja on-line, como o tamanho das imagens, as cores dos botões, os posicionamentos dos banners e outros mais.
A grande vantagem em se usar o teste A/B é poder ter a certeza de qual é o comportamento e as preferências do público do seu e-commerce, além de descobrir o que funciona e o que não funciona nesse ambiente virtual de compras. Os resultados dos testes A/B contribuem para o planejamento e a execução mais eficaz do marketing digital do e-commerce.
Quais são os principais fatores comparados pelo teste A/B?
- Botões de compra: por ser o call to action mais importante da loja on-line, este deve ser validado até gerar resultados mais que satisfatórios;
- Checkout de carrinho: remoção de dados desnecessários no cadastro dos usuários e inserção de certificados digitais de segurança;
- Preço do produto: localização do preço na página do produto e testes com os centavos que aparecem no valor;
- Display dos produtos: quantidade de itens que aparecem em uma página, quantidade de itens que surgem na busca interna e outros mais.
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Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!
Showw.. tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!