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Tráfego pago para e-commerce: como funciona?

Tráfego pago para e-commerce
Tempo de leitura: 6 minutos

Você sabe a importância do tráfego pago para o sucesso do seu e-commerce?

O e-commerce é um dos mercados que vem apresentando o maior crescimento em todo mundo, mesmo em períodos de crise. Em 2021, apenas no Brasil, já são mais de 900 mil lojas virtuais, que movimentam cerca de 126 bilhões de reais.

Neste ambiente extremamente competitivo, a disputa por tráfego entre os sites de e-commerce é bem acirrada, o que torna o tráfego pago indispensável dentro da estratégia de marketing do seu e-commerce.

O que é tráfego pago?

Atuando no meio digital, você provavelmente está familiarizado com o termo tráfego, mas caso não esteja, tráfego é basicamente o fluxo de visitas no seu site, nesse caso no seu e-commerce.

Como o próprio nome sugere, tráfego pago é aquele proveniente de investimento financeiro, por meio de anúncios e links patrocinados em motores de busca, redes sociais, sites parceiros, e outras mídias online.

Por que se preocupar com tráfego no e-commerce?

Apesar do tráfego orgânico ser muito importante para a estratégia de marketing do seu e-commerce, os resultados costumam vir no longo prazo. Já o tráfego pago, quando bem utilizado, dá bons frutos no curto prazo.

Além disso, por meio de anúncios pagos é possível atrair visitantes que ainda não te conhecem, por meio de vários canais.

Como realizar campanhas de tráfego pago para e-commerce?

Assim como em qualquer ação de Marketing, independentemente da plataforma usada para veicular seus anúncios, um bom planejamento estratégico é essencial para obter sucesso. A seguir, reunimos algumas etapas indispensáveis para realizar uma boa campanha de tráfego pago para o seu e-commerce.

1. Objetivo

Para escolher o melhor caminho, é essencial saber para onde você quer ir. Definir um objetivo é parte fundamental de qualquer ação de marketing. Sendo assim, avalie o que é importante para você nesse momento.

Pode ser desde conseguir mais visitas e interações, até gerar o chamado brand awareness (reconhecimento de marca), ou então divulgar alguma promoção com tempo determinado.

Saber disso influenciará diretamente no tipo de campanha, canal onde será veiculado, linguagem adotada, e etc. Não adianta apenas sair anunciando sem saber que tipo de resultado você espera. Lembre-se disso!

2. Segmentação

Definir o seu público-alvo é crucial para que sua campanha dê bons resultados. Afinal, de nada adianta impactar pessoas que não irão se interessar pela sua loja.

Além disso, ao conhecer o perfil do seu cliente em potencial, é possível executar a comunicação de maneira mais assertiva, adotando o tom de voz, linguagem e palavras-chave adequados para o seu público.

Portanto, busque conhecer a fundo as características do seu cliente ideal e direcione a sua campanha para ele.

3. Orçamento

Definir um orçamento é importante para evitar duas situações desagradáveis: ultrapassar o valor estipulado para as campanhas de tráfego pago ou interromper a campanha por falta de orçamento.

Estipule um orçamento mensal e divida pelo número de dias da campanha. É importante considerar no seu orçamento questões como lances, custo por clique (CPC), custo por impressões e custo por aquisição (CPA), de acordo com  a plataforma que você estiver utilizando.

4. Análise

Em toda e qualquer estratégia de marketing, a análise de métricas é uma etapa essencial para mensurar o resultado obtido a partir da campanha. Desse modo, é possível manter as ações que funcionaram melhor e excluir as que trouxeram pouco retorno.

Plataformas de tráfego pago para e-commerce

Existem várias plataformas de anúncio e cada uma possui algumas particularidades quanto ao funcionamento. Nós separamos algumas que oferecem bons resultados nas estratégias de tráfego pago para e-commerce.

O Google Ads, antigo Google Adwords, é a ferramenta de anúncios do Google e funciona com base no leilão de palavras-chave. Ou seja, permite a elaboração de estratégias direcionadas para termos com alto volume de buscas ou que sejam estratégicos para o seu nicho.

A ferramenta permite também a segmentação minuciosa do público que será impactado pela campanha e possui uma funcionalidade de teste A/B, que permite analisar qual anúncio funciona melhor para o público escolhido.

Por meio dela é possível aparecer entre os primeiros resultados de busca no Google, com uma identificação de anúncio. Além disso, é possível anunciar para outros formatos como rede display, aplicativos, YouTube Ads e Google Shopping.

Falaremos um pouco mais do Google Shopping adiante.

Facebook Ads

O Facebook é a maior rede social do mundo, e tem um espaço especial no coração do público brasileiro. Somos não só o país com o maior número de usuários do mundo, mas um dos campeões de tempo online no Facebook.

Isso torna a ferramenta extremamente interessante para levar clientes para o seu e-commerce e aumentar a visibilidade da sua marca.

Existem três categorias macro de anúncios no Facebook Ads:

  • Reconhecimento
  • Consideração
  • Conversão

Essas categorias estão relacionadas com o funil de vendas e qual você vai escolher depende diretamente do seu objetivo.

Assim como o Google Ads, o Facebook Ads dispõe de ferramentas para segmentar o público com base nos seus interesses e dados demográficos.

Instagram Ads

O Instagram Ads, tem as funcionalidades bem semelhantes a do Facebook ads, por exemplo possui os mesmos recursos de segmentação de público, e permite criar anúncios no formato de fotos, vídeos, feed e stories.

Com o passar dos anos, o número de usuários do Instagram vem crescendo rápido e chegou recentemente à marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Como aparecer no Google Shopping

O Google Shopping é uma seção nos resultados do Google onde anúncios de produtos relacionados à palavra-chave pesquisada aparecem.

A presença no Google Shopping traz excelentes resultados para e-commerces, principalmente no retorno sobre investimento (ROI).

Isso porque, no geral, o usuário decide qual produto vai comprar antes mesmo de entrar na página, visto que o preço, descrição e imagem do produto já aparecem no anúncio.

É essencial levar isso em consideração porque, a grosso modo, os anúncios no Google Ads buscam levar mais visitas para uma determinada página. Mas além da quantidade, a qualidade dessas visitas também importa.

Para veicular um anúncio no Google Shopping, é necessário criar um arquivo XML com todos os seus produtos, e cadastrá-lo no Google Merchant Center. Se você possui uma plataforma de e-commerce, é provável que o arquivo XML para o Google seja gerado automaticamente.

Depois disso basta vincular sua conta do Merchant Center ao Google Ads e você poderá anunciar os seus produtos no Google Shopping.

E então, gostou das dicas sobre tráfego pago? Se possui alguma dúvida ou sugestão, compartilhe com a gente nos comentários!

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