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Logística no E-commerce: 5 dicas para garantir qualidade

Logística no E-commerce: 5 dicas para garantir qualidade
Tempo de leitura: 4 minutos

A estratégia de logística no e-commerce tem um impacto direto na visão que o cliente tem da marca. Afinal, oferecer um produto de qualidade não é suficiente para garantir a satisfação do consumidor.

Tão importante quanto investir em ações para atrair e converter clientes para o seu e-commerce, é pensar em maneiras de fidelizá-los. Dessa forma, eles voltarão à sua loja para novas compras, além de indicá-la à sua rede de contatos. Isso contribui (e muito) para o aumento do seu negócio.

Esteja sempre atento à experiência de compra dos seus clientes, a qual inclui a análise de seus produtos em um site organizado e intuitivo. Busque oferecer informações claras e foque na praticidade, da primeira visita ao seu site à entrega da mercadoria.

De fato, a logística é um ponto decisivo para essa experiência. Além de passar segurança ao seu cliente para que ele efetue a compra, garanta que o pedido esteja sempre em estoque e chegue ao cliente no prazo. Afinal, toda a expectativa dele é focada em ter os produtos em mãos.

Para garantir a qualidade na logística da sua loja virtual, é preciso contar com uma infraestrutura adequada, além de processos bem definidos. Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos 5 dicas para garantir a satisfação do seu cliente!

1. Estoque real e virtual

Só para ilustrar, coloque-se no lugar de seus clientes. Imagine que você fez uma compra online e, alguns dias depois, recebeu uma notificação de que o produto comprado não está mais disponível. Como resultado, será preciso escolher outro  item ou pedir reembolso do valor pago. Frustrante, não é mesmo?

Para evitar situações como essa, é preciso que o seu estoque virtual seja atualizado de acordo com as alterações do estoque físico (ou real). A expedição deve manter esses dados sempre atualizados.

2. Garanta a confiabilidade dos fornecedores

Sem dúvidas, é preciso buscar uma variedade de fornecedores para assegurar que seu cliente pague um valor mais acessível de frete. Assim como, opte pelo tipo de entrega mais válida, de acordo com os prazos de entrega e valores disponíveis.

Acima de tudo, conte sempre com uma logística confiável. Isso evitará que você tenha problemas ao enviar a mercadoria, caso não haja tempo de cumprir o prazo definido pelo fornecedor. Por isso, tenha uma lista atualizada com valores de entrega e contatos. Assim, você poderá acioná-los sempre que tiver novos pedidos.

Antes de confiar a entrega de seus clientes a um novo fornecedor, busque referências. Pesquise a quais clientes ele já atende e, se possível, faça um teste antes de homologá-lo.

3. Tenha sempre um plano B

Imprevistos acontecem. Mas, isso não pode afetar seu cliente. Dessa forma, é preciso ter sempre um plano B para este tipo de situação. Um plano que permita o envio de um novo produto, dentro do prazo estipulado, apesar do ocorrido.

4. Defina processos estruturados na logística

Após a compra, a maior expectativa do cliente é em relação à entrega da mercadoria. Chegará? Quando?

Por isso, você deve ter processos bem definidos desde as compras, mantendo o seu estoque atualizado até o prazo final de entrega da mercadoria, atentando à logística contratada.

5. Integre um ERP ao seu e-commerce

Ao utilizar um bom ERP para e-commerce, sua loja virtual terá mais controle sobre os processos ligados à venda. Com isso, é possível aumentar a produtividade, controle da operação e satisfação de seus clientes.

Com o sistema de gestão, você automatiza o envio de ordens de compra à sua expedição. Em seguida, ela acionará a logística. Além de automatizar a baixa do estoque, sua área de compras será capaz de prever demandas.

Os relatórios gerados pelo ERP ajudam na gestão do seu negócio. O relatório de Curva ABC, por exemplo, possibilita um planejamento eficiente, focado no aumento da lucratividade da sua loja virtual. Além disso, todo o processo de pagamento é integrado, o que facilita a análise da situação financeira de sua loja virtual de forma mais rápida.

Ao seguir estas recomendações, sua empresa oferecerá uma experiência valiosa aos seus clientes, garantindo maior satisfação e fidelidade.

E então, gostou das nossas dicas? Tem alguma problema com logística em seu e-commerce e gostaria de ajuda para resolvê-lo? Compartilhe com a gente através dos comentários!

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