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Seu e-commerce está preparado para as vendas de Natal?

Seu e-commerce está preparado para as vendas de Natal?
Tempo de leitura: 6 minutos

Sem tempo para ler agora? Ouça este artigo no player abaixo e descubra como preparar o seu e-commerce para as vendas de Natal!

O Natal é uma das épocas mais apreciadas pelo varejo do mundo inteiro, tanto pelo volume de vendas, quanto pelo faturamento alcançado. No Brasil, estima-se que, mesmo com o orçamento apertado, a maior parte dos brasileiros irá às compras no Natal 2019.

Uma pesquisa aplicada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelou que 77% dos consumidores — aproximadamente 119,8 milhões de brasileiros — pretendem presentear alguém neste Natal.

Ainda de acordo com a pesquisa, R$ 60 bilhões devem ser injetados na economia graças às vendas natalinas. O número se aproxima à soma do faturamento em outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.

“O Natal é o período mais aguardado do ano para consumidores e comerciantes. Ele dá indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando, ainda que aos poucos. Mesmo que a recente liberação dos recursos do FGTS vá, principalmente, para o pagamento de dívidas, o comércio pode se beneficiar da medida para novas vendas. Afinal, esses consumidores estarão recuperando seu crédito na praça. De modo geral, os dados comprovam que o hábito de presentear nesta data é cultural entre os brasileiros e sobrevive mesmo quando há dificuldades econômicas”

— Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.

O efeito Black Friday

As vendas de Natal começam cada vez mais cedo, especialmente devido à baixa de preços da Black FridayEstimativas apontam que 44% dos brasileiros aproveitaram as promoções para garantir antecipadamente os presentes de dezembro. Os segmentos mais procurados pelos consumidores foram:

  • Equipamentos eletrônicos (41%);
  • Eletrodomésticos (35%);
  • Celulares (28%);
  • Equipamentos de informática (26%).

Realizada em 29 de novembro, a Black Friday 2019 superou as expectativas do mercado, sobretudo nas vendas online. Segundo a Ebit/Nielsen, o evento movimentou R$ 3,2 bilhões no e-commerce do país, um crescimento de 23,6% em relação ao faturamento no ano passado.

Mas o trabalho dos lojistas ainda não acabou! Seguindo este fluxo, as vendas de Natal devem chegar aos 768 bilhões de dólares em todo o mundo, representando um crescimento de 15%.

De acordo com o índice MCC-ENET, este resultado deve ser ainda melhor no Brasil. Entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, os lucros do comércio eletrônico brasileiro cresceram 68,35%.

E a sua loja virtual, está preparada para o movimento extra nas festas de final de ano?

Dicas de última hora para vender mais no Natal

Dados divulgados pela Ebit/Nielsen apontam que a relevância da Black Friday em relação ao Natal vem aumentando. Há cinco anos, a Black Friday representava 18% das vendas de final de ano, mas em 2018, chegou aos 26%.

Isto significa que o seu e-commerce já deve estar a postos para vender mais desde novembro. É claro que, para isso, o seu planejamento deve começar com antecedência, levando em conta, por exemplo, o prazo de entrega para as cidades que sua loja virtual atende.

Mas se este não é o seu caso ou se você deixou tudo para a última hora, não se preocupe! Reunimos algumas dicas simples para te ajudar a vender mais nesse Natal. Confira!

1. Aposte na mídia paga e não esqueça das alternativas gratuitas

Dicas para vendas de Natal: Aposte nas mídas pagas e gratuitas

Com a competição acirrada dessa época, as estratégias de divulgação são fundamentais para sua loja virtual vender mais. Um aliado dos bons é o Facebook Ads. Ele permite uma boa distribuição de conteúdos visuais, com fácil segmentação de público.

Você pode apostar ainda em ferramentas como a Rede de Display e a Rede de Pesquisa do Google Ads.

Com a demanda por vender mais aumentando, é natural que o preço dos anúncios também fique mais alto. Por isso, vale você aproveitar as ferramentas de divulgação com baixo custo ou até gratuitas. O E-mail Marketing é uma boa alternativa para você oferecer descontos, condições especiais e novidades. O mesmo vale para as páginas nas redes sociais.

2. Foque em quem vai presentear

Dica #2: Foque em quem vai presentear

Quando você oferece descontos de Natal, é importante fazer com que essas promoções cheguem aos consumidores que já conhecem a marca e que podem estar interessados em preços especiais. Contudo, o Natal também é uma época especial para atingir públicos diferentes.

Por exemplo, se você vende roupas femininas, a dica é fazer com que o anúncio chegue até os homens e mulheres que estão em busca de presentes para suas esposas, namoradas, filhas, mães e amigas. Você pode criar estratégias para cada nicho e, além de vender mais, tornará seu produto conhecido por outros públicos.

3. Promova produtos “coringas”

Dica #3 Promova produtos “coringas” nas vendas de natal

Quem está procurando presentes, normalmente quer achar algo que seja de fácil agrado. Portanto, o Natal é uma boa hora para você promover peças, objetos ou itens que tenham um bom custo-benefício e que sejam mais fáceis de serem escolhidos como presentes.

Focar nos “coringas” pode te ajudar a vender mais do que se ater, nesse momento, a produtos com custo elevado.

4. Facilite a compra

Dica #4: Facilite a compra

Se você tem uma loja virtual, sabe que não precisa muito para o cliente encher o carrinho e desistir de tudo minutos depois. Muitas vezes, isso acontece porque o processo de compra é complicado demais. Exigir muitas informações no cadastro, ter condições de pagamento pouco atrativas ou um frete caro são exemplos do que pode afugentar os consumidores.

Então, se você quer aumentar o faturamento de Natal, a hora de facilitar é agora! Para começar, permita o check-in via redes sociais, peça menos informações e insira campos de preenchimento automático.

Vale criar ofertas, aceitar várias opções de pagamentos, oferecer cupons de desconto e é claro, não deixar que o frete acabe com a venda. Nesse caso, você pode estudar formas de incluir parte do valor do frete no produto. Além disso, é possível dar descontos para compras acima de um valor, oferecer a possibilidade de entrega com motoboy ou retirada em pontos físicos.

Gostou das dicas? Estamos preparando muitas outras pra você!
Acompanhe o nosso blog e confira conteúdos exclusivos para o seu e-commerce. Boas vendas!

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