Na hora de criar um e-commerce, é importante entender que estamos falando de um investimento num ponto de venda e não de gastos como alguns empresários ainda pensam. Vale evidenciar que trata-se de um ponto de venda com grande potencial comercial, isso devido principalmente à sua abrangência geográfica, seu funcionamento 24 horas e o crescimento do consumo online.
A plataforma de e-commerce a ser utilizada precisa ser escolhida baseada numa série de parâmetros a serem observados. A seguir, levantamos 6 perguntas cruciais que devem ser feitas ao buscar uma plataforma para o seu e-commerce. Acompanhe!
Conteúdos do Post
- É funcional e intuitiva para o consumidor?
- O módulo de administração da plataforma de e-commerce é simples de ser utilizado?
- Como é a estrutura de suporte?
- Existem empresas com o mesmo perfil da minha utilizando esta plataforma de e-commerce?
- Possui compatibilidade com múltiplos navegadores?
- Possui integrações com outras soluções?
É funcional e intuitiva para o consumidor?
Avalie se a plataforma de e-commerce oferece uma estrutura que permita ao usuário uma boa experiência de uso, de modo que ele consiga navegar entre os menus com facilidade e encontrar aquilo que busca sem dificuldades.
O módulo de administração da plataforma de e-commerce é simples de ser utilizado?
De nada adianta ter um e-commerce bonito e funcional para o usuário se você não tiver facilidade em gerenciá-lo. É preciso, portanto, verificar se a inserção de dados, alterações de parâmetros e filtros de relatórios estão organizados de forma a facilitar o gerenciamento.
Como é a estrutura de suporte?
Este é um ponto fundamental: o suporte. Verifique quais são os canais de contato e procure investigar se são eficazes (e-mail, chat, telefone e perguntas e respostas). Uma boa forma de buscar essas respostas é entrando em contato com atuais clientes para pedir um feedback sobre o assunto.
Existem empresas com o mesmo perfil da minha utilizando esta plataforma de e-commerce?
Para dar maior segurança quanto à escolha da solução, é válido direcionar as pesquisas em estruturas que estejam sendo utilizadas por empresas do perfil da sua. Logo, a conclusão que se tira é que, se funciona bem nelas, funcionará bem com a sua empresa. No entanto, isso não dispensa um contato direto com estes usuários para verificar a qualidade da plataforma de e-commerce.
Este ponto já não tem sido um problema na maioria das plataformas, mas não custa nada confirmar durante a negociação. O que ocorre, é que algumas aplicações funcionam com perfeição em alguns navegadores, porém, em outros não. Ou seja, é possível que um usuário não consiga visualizar o site corretamente ou realizar compras em um determinado navegador.
Possui integrações com outras soluções?
É interessante que a plataforma de e-commerce já ofereça integração com gateway de pagamento para gerenciar os recebimentos das vendas, sistemas de chat online para atendimento ao público e suporte, aplicações de segurança e banco de dados. Além de navegar com maior facilidade, isso fará com que o usuário se sinta mais seguro para realizar suas compras.
Além disso, é primordial que a plataforma possa ser integrada com os sistemas de gestão da empresa (os chamados ERP). Esta integração permitirá que os eventos ocorridos na web sejam alimentados nos sistemas internos e vice-versa, evitando assim muito retrabalho e eliminando as chances de erro nos lançamentos.
As dicas acima, se bem aplicadas, serão capazes de poupá-lo de surpresas indesejáveis após a contratação da plataforma de e-commerce. Não tome decisões precipitadas, estude o mercado, as opções disponíveis, questione ao máximo e faça uma escolha madura!
E então, sua plataforma de e-commerce atual já oferece todas essas possibilidades? Ou você ainda está procurando a solução ideal para os seus problemas? Comente abaixo o que achou de nossas dicas e o que espera de uma plataforma de e-commerce!