A facilidade de se abrir um e-commerce traz consigo um desafio: o de gerenciar toda a informação gerada pela empresa, que cadastra, divulga, vende, entrega e compra produtos. Além disso, esta mesma empresa possui diversos processos internos e externos que impactam diretamente nos seus negócios, como estratégias de marketing digital, operação financeira, estoque, logística, entre outros. Para confluir toda essa informação, ou se tem pessoas muito capacitadas, com uma boa equipe de auditoria para fiscalizar, ou se tem um BI, ou seja, um Business Intelligence, que substitui todo esse trabalho colossal por uma análise de dados integrada e eficaz.
É por esse motivo que resolvemos explicar melhor como o BI pode influenciar no seu e-commerce, agregando valor ao seu negócio e tornando toda a sua operação mais organizada e passível de adequações ao mercado em tempo recorde, sem precisar contratar uma consultoria para dizer o que você precisa fazer para crescer no seu mercado.
Controle exato do estoque
Você já deve ter ouvido falar do sistema Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, criado pelos japoneses. Este sistema permite que a empresa tenha o mínimo estoque possível para continuar trabalhando, economizando espaço e dinheiro. Com um BI você consegue controlar perfeitamente o seu estoque, podendo agir proativamente na manutenção desta parte importante do seu negócio. Afinal de contas, você não quer vender o que não tem, muito menos ter produtos parados na prateleira, não é mesmo?
Como e onde investir em publicidade
É natural que um e-commerce invista pesado nas estratégias de marketing na internet, mas como saber de onde está vindo o maior retorno, quais campanhas estão dando certo e quais estão dando prejuízo? Com o BI você consegue ter a visualização completa das estratégias de publicidade e propaganda que mais proporcionam conversões e quais estão paradas, podendo atuar rapidamente na reestruturação do seu marketing digital. Isso poupa tempo e dinheiro, já que você passa a atuar diariamente em cima de soluções que tragam mais resultados.
Como está a usabilidade do seu e-commerce?
Saber quais páginas são mais visitadas, por onde as pessoas entram, quais produtos mais acessam, em que momento deixam o seu site, são informações importantes para investir em ações de engajamento e melhorias no seu processo de compra. É para isto que o BI serve, mostrar a você onde estão as falhas, permitindo atuação pontual e correção imediata.
Qual o comportamento de compra do seu cliente?
Em que épocas o seu cliente costuma comprar mais? Que tipo de produtos ele adquire com maior frequência? Essas duas perguntas afetam diretamente o seu estoque, os seus contratos com fornecedores, a sua logística, suas entradas financeiras, enfim, o seu negócio todo. Tendo as respostas a estas indagações à mão, você consegue ter um negócio enxuto e rentável, podendo preparar-se para os momentos em que as vendas caem.
Esses são apenas alguns pontos que fazem do BI uma excelente estratégia de gestão da informação para o seu negócio, que deve se valer de um bom sistema de ERP para centralizar os dados e torná-los aliados do planejamento estratégico como um todo. Para conhecer melhor o que mais você pode fazer para profissionalizar o seu negócio, continue acompanhando nossos posts!
Ótimo artigo!