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Marketing

Tendências de marketing 2022: como divulgar em mídias sociais

tendências mídias sociais 2022 - transmissões ao vivo
Tempo de leitura: 10 minutos

O número de pessoas conectadas às redes sociais é de 4,48 bilhões de usuários. Ou seja, isto é mais da metade da população mundial. Mas, o número de pessoas cadastradas não para de crescer — não a cada dia, mas a cada minuto. Isso faz com que as redes sociais sejam um local muito atraente para promover empresas e marcas, pois possibilitam a venda de produtos ou serviços. Ainda, e mais importante, facilita a construção da confiança com o público-alvo. Naturalmente, um resultado positivo só será possível com a correta implementação de uma estratégia de SMM. Por isso, nós analisamos e reunimos as tendências para mídias sociais em 2022 mais relevantes que ajudarão promover a sua empresa de forma eficiente.

As redes sociais são um mercado global

As redes sociais e o comércio eletrônico são praticamente a mesma coisa. Todos os sites mais importantes já possuem a capacidade de vender produtos e serviços on-line. Bem como o Facebook que tem ferramentas para criar páginas de produtos e vender através da própria plataforma.

Ainda, é esperado que o Instagram permita fazer o mesmo em breve. Isso pode significar que o domínio das lojas on-line chegará ao fim. Afinal, pode ser muito mais conveniente para os usuários comprarem em um lugar onde passam mais tempo, se divertem e se comunicam.

Falando nisso, quais são as ferramentas e as tendências de mídias sociais mais relevantes em 2022 para aumentar o número de vendas? Aqui estão algumas ferramentas em potencial:

Realidade aumentada

Não, não estamos falando de efeitos de máscaras, pois as pessoas já estão fartas deles. As ferramentas de RA já são de extrema importância para experimentar roupas, escolher móveis para o interior da sua casa, etc. É claro que muitas ideias ainda estão na fase de implementação, mas estão sendo aperfeiçoadas.

tendências mídias sociais 2022 - realidade aumentada
Foto: ecommercegermany.com

Funil de vendas automáticas

Utilizar robôs de chat para orientar o usuário ao longo de toda a jornada — desde a pesquisa até o pagamento do pedido. Esses “chatbots” também afetam a fidelidade do público, pois ao contrário dos agentes humanos, eles dão respostas rápidas e precisas, lembram-se de tudo e estão disponíveis 24/7.

Utilização de influenciadores menores

Essa tendência que foi forte em 2021 continua neste ano. Até então, blogueiros e influenciadores com público de 1 a 3 mil seguidores se mostraram mais úteis para os negócios do que aqueles com milhões de seguidores. O motivo está na proximidade da comunicação e na confiança que isso traz.

Clique aqui saiba quais são as tendências de e‑commerce para 2022.

Novas tendências de conteúdo

A espinha dorsal de qualquer rede social é o conteúdo, gerado exclusivamente e com a marca pessoal do usuário/empresa. Em 2022, a tendência será a utilização de textos cada vez mais curtos, bem como um aumento no número de vídeos curtos. Está claro que a influência do Tik Tok continuará a crescer.

Novas tendências de qualidade

Autenticidade

O uso mínimo de filtros e de edição profissional nas fotos. Além disso, os textos devem ser escritos em linguagem viva. Você precisa estar mais perto do público para construir confiança.

Storytelling

Antigamente este tipo de formato era apenas aceito em perfis pessoais. No entanto, isso mudou. Agora, se apresentado de forma correta, o formato também poderá trazer sucesso para uma conta comercial. Por exemplo, imagine se a história da formação da empresa fosse contada a partir da visão da mãe do fundador?

Texto

Todos os posts devem ter textos curtos, porém significativos. Ou seja, conteúdo especializado e educacional, apresentação clara dos fatos são a tendência.

Audiovisual também é atuante

Vídeo

A popularidade desse formato continua a crescer. Portanto, você não pode deixar de considerá-lo. Publique vídeos dinâmicos em seu feed e avaliações no seu story. Além disso, não se esqueça da influência do Tik Tok — a tendência para vídeos curtos de entretenimento continua.

Stories no Instagram

O orçamento para propagandas nesse segmento continua a crescer. Assim também, especialistas acreditam que a ferramenta ainda não atingiu todo o seu potencial — o pico de popularidade ainda está por vir. Isso se deve à adição de novos recursos nos stories: desafios, testes, etc.

Podcast

Este formato é bom devido a facilidade do consumo de informações em formato de áudio ao fazer coisas rotineiras em casa, no trabalho, no carro. Informações especializadas em podcasts não afetam diretamente as vendas, mas aumentam a fidelidade do público a uma marca ou especialista;

Gamificação

A tendência continua para pesquisas, testes, jogos, quebra-cabeças. Afinal de contas, as pessoas acessam as redes sociais para se divertir. Por que não dar isso aos seus seguidores?

Construindo uma marca pessoal

Há lógica nas tendências de Marketing de Mídias Sociais: o público quer comprar de uma pessoa, e não de um perfil sem rosto. E isso é o verdadeiro diferencial quando você quer se destacar da sua concorrência. Mas, afinal, como criar uma marca pessoal em uma rede social? São três as etapas, que seguem tendências nas mídias sociais em 2022:

1. A sua posição (você como um especialista ou empresa)

É preciso definir a sua posição para que você consiga entender quem está interessado em seus produtos. Isso também servirá para você entender suas próprias habilidades.

2. Presença

Tudo começa com a escolha dos canais (as redes sociais), do tom de voz e do formato do conteúdo. A sua imagem externa, a sua “embalagem”, é muito importante. Igualmente, é preciso pensar no branding do seu perfil. Esse processo de criação de uma imagem pode ser automatizado. Por exemplo, um serviço on-line como o Logaster que possibilita gerar marcas e baixar fotos prontos para carregar nas suas redes sociais.

3. Promoção

Campanhas publicitárias que funcionam como ímãs (descontos, materiais gratuitos) são as mais adequadas para promover um perfil de marca. Além disso, vale a pena tentar contar histórias inspiradoras e fazer publicidade com influenciadores.

Foto: brandba.se

Para criar uma marca pessoal bem-sucedida de verdade, é importante dar ao público apenas informações relevantes. Além disso, ser natural (o público vai perceber se você estiver sendo falso) e não ter vergonha de admitir erros.

Interação com a comunidade

Um exemplo de trabalho efetivo com a comunidade é o conteúdo gerado pelo seguidor. Ou seja, os seguidores podem criar fotos interessantes e fazer avaliações em vídeo de forma completamente gratuita! Você só precisa encorajá-los. Mas, como? Por exemplo, crie álbuns só para as fotos dos seguidores, ofereça produtos incomuns ou um bônus para quem fizer uma avaliação. Nesse sentido, além do conteúdo de qualidade, a marca ganhará com a fidelização do público.

Este é apenas um exemplo. Na verdade, a marca precisa construir uma estratégia de marketing para interagir com o público. Ela deve incluir:

Objetivos do perfil empresarial

Por que ele será criado, quais recursos serão necessários para promover o perfil, o que precisa ser alcançado e em quanto tempo, o que pode interferir na divulgação, etc.

Público-alvo

Para colocar em prática uma estratégia em comunidade, é preciso atrair seguidores leais e ativos num canal de comunicação eficaz entre eles e a marca.

Perfis ativos nas redes sociais

Isso inclui uma grande lista de tarefas que vão desde a criação de um plano de conteúdo até a construção de um ambiente especial entre os seguidores. Podem ser utilizadas diferentes técnicas, por exemplo, apresentar ao público os novos seguidores, iniciar uma discussão sobre um tema, etc.

Atmosfera positiva

É preciso identificar o que é negativo, trabalhar com as objeções, criar sutilezas especiais para a comunicação (por exemplo, suas próprias piadas, que só os seguidores podem entender).

Análise de resultados e correção de erros

Isso deve ser feito sempre, trabalhando com dados sobre alcance, conversão, número de reações e outras métricas.

Transmissões ao vivo são tendência nas mídias sociais em 2022

De acordo com as previsões da Cisco, as transmissões ao vivo ocuparão um nicho de 17% do tráfego total da Internet em 2022. Essa tendência de SMM pode ser dividida em duas áreas: fazer uma venda ao vivo e aumentar a lealdade do público-alvo.

tendências mídias sociais 2022 - transmissões ao vivo
Foto: manycam.com

Sobre as vendas, a transmissão ao vivo se tornou um formato para isto. Blogueiros ganham dinheiro neste campo vendendo seus próprios cursos, bens materiais e até serviços de parceiros. Além disso, a possibilidade de enviar links diretos aos produtos promovidos aumenta a relevância desta ferramenta.

Comunicação assertiva

A transmissão ao vivo também ajuda a interagir com seus clientes. Em síntese, esse formato é a melhor maneira de fornecer informações sobre a marca. O aumento da demanda por vídeos contribui para isso. Afinal de contas, muitos usuários acham mais conveniente olhar do que ler. Um estudo feito pela Livestream comprova isso: 80% dos compradores assistem transmissões ao vivo em vez de ler um artigo em um blog.

Fazer uma transmissão também é sobre comunicação. Ao trabalhar com o público ao vivo, você consegue acompanhar as respostas e descobrir os interesses em tempo real. É assim que relacionamentos íntimos e confiáveis podem ser construídos.

E qual direção essa tendência pode tomar em 2022? A demanda por conteúdo “humano” está crescendo. Mostre às pessoas aquilo que elas geralmente não veem (por exemplo, como um produto é feito). Posicione a sua empresa não como um bando de esnobes, mas sim como pessoas comuns e determinadas.

E por que transmissões ao vivo e não vídeos pré-gravados? Uma pesquisa feita pela Conviva constatou que a participação em vídeos de conteúdo ao vivo é 27% maior do que a taxa de visualizações de vídeos gravados.

Publicidade útil

A segmentação é uma fonte potencial de tráfego direcionado e clientes ativos. O aumento do uso desta ferramenta nos últimos anos, fez com que os custos de publicidade também subissem, portanto, isso é algo que você deve considerar. A relevância do geotargeting crescerá em 2022. Você precisa personalizar o alcance para os usuários mais próximos com ênfase na acessibilidade.

Os algoritmos avançados das redes sociais ajudam a mostrar anúncios com tamanha precisão que o usuário é capaz de pensar que o anúncio foi feito para ele. Por um lado, isso é conveniente. Por outro, o cliente é bombardeado com centenas de ofertas personalizadas todos os dias. Portanto, na luta por atenção, você precisa oferecer algo interessante, necessário e útil.

Conclusão das tendências de mídias sociais para 2022

O Marketing de Mídias Sociais enfrentará novos desafios em 2022, mas essas tendências continuarão fortes. Ou seja, trata-se de fazer um conteúdo de alta qualidade, com ênfase na “humanidade” da marca e apresentar uma comunicação franca ao público. Em suma, uma estratégia detalhada que leve em conta os interesses e necessidades do público ajudará a alcançar resultados positivos.

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1 Comentário
  1. Marcos 2 anos atrás
    Responder

    Excelente información, considero que una buena gestión ayuda a la notoriedad de la marca.

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