Apesar da crise vivida pela economia brasileira, o setor de comércio eletrônico apresenta números animadores. Só no primeiro trimestre de 2016, o e-commerce movimentou mais de nove bilhões de reais. Esse bom momento se traduz em datas como o Dia das Mães, que apresentaram crescimento de vendas em relação ao ano passado. Esses dados comprovam que investir no e-commerce é uma ótima maneira de faturar e manter-se firme mesmo diante do desaquecimento econômico e também interessante ter algumas dicas de administração.
Conteúdos do Post
Dicas de Administração
Apesar do nicho estar em alta, é necessário que as lojas virtuais se preparem e organizem o trabalho de modo que seja possível acompanhar a demanda do mercado e expandir a lucratividade. Confira agora dicas fundamentais de administração para ajudar na gestão estratégica do seu e-commerce!
Monte um plano de negócios
O plano de negócios funciona como um documento-guia para a empresa. Nele devem estar contidas informações fundamentais como o público-alvo, segmento de mercado, análise da concorrência, capital de investimento, projeção de resultados, além da famosa tríade missão, visão e valores.
Mantenha o controle
Sua empresa gera informações importantíssimas e que dizem muito sobre o andamento dos negócios. É preciso ter controle e registro sobre as vendas, ticket médio dos clientes, movimentações no estoque, gastos logísticos e fluxos operacionais. O gerenciamento da loja virtual é fundamental e por isso é preciso adotar uma plataforma que esteja preparada para comportar seu segmento e volume de informações.
No momento da escolha, certifique-se que está selecionando uma plataforma que facilita a gestão e integração dos dados e que seja capaz de armazenar dados referentes aos setores envolvidos em seu negócio (funil de vendas, estoque, logística e pagamentos).
Coloque sua marca em evidência e conquiste o cliente
Apesar dos números positivos, muitos consumidores ainda possuem desconfiança quando o assunto são compras na internet, e isso faz com que ele reduza muito as opções de lojas virtuais utilizadas, algo que fortalece os grandes conglomerados como Submarino ou Walmart, mas que é prejudicial para os empreendedores que realizam um bom trabalho com comércio virtual.
Uma das maneiras de quebrar essa barreira é através da divulgação do seu trabalho, por isso, é importante investir em ações de marketing que ampliem sua branding exposure e gere cada vez mais leads. As redes sociais e os blogs são ótimas maneiras de agregar conteúdos e fazer publicidade sem os altos custos da propaganda tradicional.
Ofereça um e-commerce seguro
Outro ponto fundamental para quebrar a desconfiança dos consumidores é através da segurança do site. Seu e-commerce precisa possuir certificações de segurança e opções confiáveis de pagamento para que os visitantes se convertam em clientes da sua loja.
Atente-se à experiência do usuário
Ao visitar seu e-commerce, o cliente tem uma experiência de uso, que pode ser positiva a ponto de transformá-lo em um cliente fiel ou negativa de tal maneira a encerrar qualquer tipo de possibilidade de venda. Navegue em seu site como um consumidor comum, veja quais pontos precisam de melhorias e nunca se esqueça que os acessos via mobile estão em franca ascensão, por isso é importante que o site tenha uma interface amigável para os smartphones!
Essas são algumas dicas de administração que ajudam qualquer e-commerce a melhorar seus resultados e organização do trabalho. Agora que você já possui algumas informações para ajudar na gestão da sua loja virtual, que tal conferir as vantagens e reduções de custos que um ERP pode fazer pela sua empresa?