Não é novidade que os marketplaces se tornaram um canal fundamental para o sucesso do e‑commerce no Brasil. Só em 2017, os “shopping centers virtuais” foram responsáveis por mais de 30% das operações de venda on-line no país — e os números seguem aumentando!
Nós já comentamos sobre as vantagens que estas plataformas oferecem ao varejo eletrônico. Contudo, é importante mencionar que os benefícios não são absolutos. Por mais atraentes que possam ser, os marketplaces também são fontes de preocupação e incerteza para os lojistas.
“Você, que é seller, e vende em vários marketplaces: Mercado Livre, B2W, Netshoes, Walmart, Via Varejo, Walmart, dentre outros; já deve ter se deparado com a seguinte dúvida: será que estou recebendo corretamente e em dia os pedidos de vendas efetuados em cada marketplace?”
— Nôga Simões, DB1 Global Software.
Expectativa vs. Realidade
Quando o assunto são regras de negócio, a verdade é que cada marketplace tem as suas. Taxas de comissionamento, condições de pagamento e prazos para repasse são alguns dos desafios para quem vende em múltiplos canais.
Ao não observar as particularidades dos marketplaces em que atua, o lojista compromete:
- a precificação adequada dos produtos;
- o controle do fluxo de caixa;
- o cálculo da rentabilidade;
- a compra de mercadorias dos fornecedores;
- investimentos e tomada de decisões;
- a saúde geral do negócio.
Mas e como fazer para minimizar os riscos?
A palavra-chave é “conciliação”. Incorporar a conferência dos repasses de marketplaces à rotina é muito importante para o controle financeiro, afinal, o valor recebido não deve ser diferente do esperado.
Se você ainda não verifica estes valores, saiba que não há desculpas para não começar: a conciliação de pagamentos de marketplaces pode ser feita de forma manual ou através de uma planilha.
Tenha em mente, no entanto, que a dificuldade da tarefa dependerá da complexidade da sua operação. Em outras palavras, quanto mais regras, exceções, pedidos e marketplaces envolvidos, maior será o esforço necessário para conciliar os repasses.
Caso o tempo seja um fator crítico, a alternativa é recorrer ao auxílio da tecnologia. Você sabia que a conciliação de pagamentos de marketplaces via software já está entre nós?
Novo parceiro: Koncili
Criado e desenvolvido pelo DB1 Group, o Koncili é o primeiro software de conciliação de pagamentos de marketplaces do mercado. A plataforma automatiza o controle de recebíveis dos marketplaces para lojas virtuais, conferindo mais praticidade à rotina do e-commerce.
E para quem utiliza o ERP Eccosys, temos uma ótima notícia: nossa integração com o Koncili já está disponível!
Segundo o especialista por trás da parceria, Caio Vitalino, o objetivo é trazer tranquilidade e agilidade para quem vende nos marketplaces. O Koncili verifica divergências nas comissões, descontos e permite controlar os pagamentos de maneira automatizada.
“Fomos pioneiros em lançar uma solução de conciliação para marketplaces e comemoramos não só o crescimento dos negócios, mas parcerias como essa com o Eccosys, que nos impulsionam a melhorar ainda mais a plataforma e nos enchem de orgulho”
— Caio Vitalino, Koncili.
Portanto, a partir de outubro os usuários do ERP Eccosys poderão contar também com a segurança e precisão do Koncili. “Buscamos uma empresa que fornecesse não apenas uma solução para o problema, mas também um atendimento no mesmo nível de qualidade que nos orgulhamos de oferecer. Acreditamos que a Koncili seja esta empresa e, por isso, estamos muito felizes em anunciá-la como nossa mais nova parceira”, conclui Rafael Parisotto, CEO da Eccosys.
Para mais informações sobre a integração do Eccosys com o Koncili, entre em contato conosco ou acesse o site do parceiro.