Grande parte das empresas querem ver seu negócio tendo crescimento exponencial e, para isso, muitas adotam a velha tática de abertura de funil, ou seja, atrair mais visitantes, que irão se tornar novos consumidores e, com isso, uma maior receita.
Essa estratégia é bem comum, porém viciada. Olhar crescimento por essa ótica é abdicar de testar novas alternativas e sair da zona de conforto.
Como você lida com quem já chegou?
Atrair novos clientes é importante, mas muitas vezes cometemos o erro de esquecer de olhar para quem já está dentro da nossa casa. Com isso, podemos lembrar do velho ditado:
“Não adianta ser bom para o mundo afora se você não consegue ser bom dentro da sua casa”.
Esse pensamento aponta o intuito deste texto.
É importante que você perceba que, para alcançar resultados diferentes, você precisa fazer coisas diferentes do que todo mundo está fazendo.
Por quê? Porque, quando todo mundo utiliza a mesma estratégia, a mesma metodologia, é provável que você não tenha crescimento exponencial e que a sua estratégia fique anulada.
Reflita sobre essas perguntas:
- Sua empresa conhece as estratégias do seu mercado?
- Você conhece bem o seu público?
- Sabe as alavancas de atenção do seu cliente?
- Conhece o que ele mais gosta em seu produto ou empresa?
- O que faria ele comprar mais vezes?
É nesse momento ou etapa que entra o seu lado pesquisador.
Primeiro, formate testes e métricas que lhe ajudarão a responder essas perguntas. Depois, estruture os dados coletados e faça testes com base nos resultados para então aprender com o público que já te conhece.
A formula, que não é mágica mas funciona, é testar de novo, errar, acertar, errar, acertar…
Esse ajuste fino, essa calibragem, é, em tese, um pouco do Growth Hacking, metodologia criada por Sean Ellis.
E no fim de tudo, é um ciclo. Você constrói, planeja, executa, mede, aprende e… faz tudo novamente.
Com essas validações você irá entender de fato o que agrega valor para o seu cliente – e não o que você “acha” que agrega.
O objetivo desse processo é encontrar alavancas de crescimento exponencial.
Essas alavancas não serão muitas; uma ou duas que serão fora da curva habitual do seu negócio.
Lembre-se: O custo de conquistar um cliente é 25x mais caro em média do que manter um cliente existente, além disso cerca de 86% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por uma grande experiência.
Veja um caso de crescimento exponencial com o ERP Eccosys