Falar sobre parceria de sucesso dentro de uma empresa é um assunto muito amplo sobre o qual podemos observar por diferentes pontos de vista. Afinal, existem diversos tipos de parcerias e elas variam muito em relação ao público que você quer atingir, ou até mesmo em relação ao segmento que você atua.
Neste artigo vamos focar no mundo de parcerias no e-commerce: quais são as parcerias mais comuns; como funciona; como um parceiro pode agregar valor ao seu trabalho; preciso de um parceiro? Como encontrar essa parceria de sucesso?
Para quem vende online, é possível dividir os “casos de parceria” em dois formatos:
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Parceiros de solução integradora
Plataformas, Hubs de Marketplace, ERPs, Conciliadores ou Meios de pagamento, Operadores Logísticos, por exemplo… são soluções que podem atuar integradas entre si.
Cada um trabalha à sua maneira, mas a comunicação entre os sistemas funciona tranquilamente. Desta maneira, as parcerias se formam para que o cliente de ambas consiga ter diferentes soluções integradas. Assim, a otimização de tarefas ocorre com muita precisão.
Parceiros de consultoria
Além de parceria com novas ferramentas, é importante que a sua empresa de e-commerce tenha parceria com consultores. No geral, são agências especialistas em atendimentos voltados a assuntos gerais do e-commerce. Também há consultores que trabalham de forma independente a fim de personalizar ainda mais o serviço.
Para exemplificar, esses parceiros focam em resultados de venda, reforço de marca e posicionamento de mercado. Também pode oferecer soluções específicas que identificar, ou seja, se o e-commerce não conhece o seu público, não tem uma persona.
Outro foco que consultores podem ter, apontando melhorias, é o do dia a dia da operação. Podem, na prática, auxiliar na implantação de ferramentas, organizar a rotina e agilizar os processos manuais e burocráticos (de outra forma, mas com a mesma essência do ERP Eccosys).
Para uma parceria de sucesso
Basicamente, parceiros podem ser todas as pessoas e/ou empresas que podem agregar valor ao negócio. Cada um trabalhe do seu jeito e no seu nicho – o que é normal, mas é necessário que os objetivos estejam alinhados nessa parceria.
Citando a Eccosys como exemplo, nossa visão é ver o cliente em constante crescimento e satisfeito com o serviço que oferecemos. Então, procuramos que nossos parceiros e nossas integrações estejam alinhados com esse propósito, oferecendo um serviço de qualidade e um atendimento com foco no sucesso do cliente.
Além de construir parcerias, é importante criar estratégias com os parceiros para alavancar o seu negócio. Essas estratégias normalmente podem ser direcionadas para algum tipo de conteúdo. Este processo pode acontecer envolvendo outros setores da empresa, como Marketing, Comercial, Customer Success, Produto ou em outras áreas que possibilitem essa troca de informações para a geração do material.
Até onde vai essa parceria
Uma parceria não precisa necessariamente envolver ações em conjunto, mas quando possível, é importante manter essa troca; seja através de reuniões ou atividades em conjuntas, assim você consegue acompanhar o trabalho dos seus parceiros, a visão de mercado, o crescimento da empresa e inclusive ter novas ideias para aplicar na sua empresa. Um dos pontos mais fortes de uma parceria é essa troca de conhecimento.
Mas, ressaltamos: de nada adianta trocar ideias se o parceiro não está alinhado com você (seja a nível de mercado, produto ou público). Então, digamos que uma empresa entrou em contato com você para fazer uma parceria. Você não sabe o que fazer? Não aceite ou recuse antes de passar por estes tópicos abaixo que elencamos:
1. Alinhe o objetivo
Aqui, é necessário ter uma visão parecida em questões de serviços e processos ou que pelo menos se caminhe na mesma direção. Lembre-se: nem todos os serviços precisam se complementar. Se algum ponto já tiver sinergia e as empresas estão caminhando para o mesmo lado, vale a pena tentar.
2. Comprometimento
Seu parceiro precisa ser comprometido com o trabalho e com os clientes. Por isso, analise a satisfação de clientes e a resposta do mercado em relação aos serviços desse possível parceiro que quer conectar com você.
3. Conhecimento de mercado
Precisamos estar atentos às mudanças do mercado e principalmente conhecer o produto que oferecemos, seja o nosso ou o de algum parceiro. Por isso, se esse parceiro não for agregar para os seu público/clientes, não faz muito sentido ter uma parceria de fato. Conexões e conhecimento sobre novos mercados nunca é demais, mas não se prenda se não puder agregar.
4. Resultados para uma parceria de sucesso
Fique sempre de olho nos resultados em conjunto que você está alcançando com essa parceria. Indicou um cliente? Peça report. Recebeu uma indicação? Dê retorno ao parceiro sobre o andamento da negociação.
5. Aprenda com os erros
Parece comum falar isso, mas é normal cometer alguns erros no início dessa jornada. Então, quanto antes você entender e reajustar isso, mais rápido você alcançará seu objetivo.
Na dúvida, converse. Falar de forma franca com um possível parceiro – e até com quem já é seu parceiro – é o primeiro passo rumo ao sucesso.
Conheça um caso de parceria de sucesso da Eccosys.
Afinal, de forma simplificada, parceria é isso: uma caminhada de mãos dadas com pessoas que agregam valor ao seu negócio. Afinal, o que buscamos é atingir resultados incríveis que nem sempre será possível caminhando sozinho, e sim com pessoas as quais nos inspiramos e agregam valor ao nosso propósito.