Se você atua no setor de e-commerce, certamente já ouviu falar da importância de um bom texto, imagem, vídeo e os famosos podcasts. Independentemente do foco (site, blog, redes sociais), a produção de conteúdo é uma aliada fortíssima para lojas virtuais, uma vez que auxilia no bom posicionamento em mecanismos de busca e na captação de clientes.
Existem diversos casos de lojistas que não conseguem atrair um tráfego satisfatório para o site. Quando conseguem, percebem que o perfil alcançado não é o desejado pela marca.
Isso ocorre pela falta de uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo.
Na Era Digital, milhares de usuários consomem conteúdo on-line a todo momento. Consequentemente, tudo pode se tornar uma postagem relevante e consistente.
Os negócios que não se adequam à essa realidade ficam para trás devido à alta concorrência do mercado. Por outro lado, empresas que encontram a linguagem correta descobrem um universo infinito de possibilidades a serem exploradas.
Para se ter uma boa posição on-line, é necessário criar conteúdos de qualidade e ricos em informação. Naturalmente, é recomendável que estes possuam alguma relação com os produtos e serviços que você oferece.
Neste artigo, separamos algumas dicas de produção de conteúdo que irão aumentar as suas chances de captação e fidelização de clientes. Continue lendo para entender mais!
Conteúdos do Post
Dicas para produção de conteúdo no e-commerce
1. Tenha um objetivo definido
Antes de começar a realizar conteúdo desenfreadamente, é importante traçar uma estratégia e ter um objetivo definido para o seu negócio. Tente entender o que sua empresa precisa a curto e longo prazo para ter mais facilidade ao calcular seus resultados.
Mantenha contato e deixe tudo muito bem esclarecido para todos aqueles que irão fazer parte da produção de conteúdos. Assim, é possível alinhar ideias, informações e experiências para se construir uma estratégia eficaz.
2. Tenha uma persona
Entenda o seu público-alvo: Quem são? O que fazem?
Tenha todas as informações que puder!
Quando pensar em sua persona, não lembre apenas daquele que realiza a compra do seu produto. Pense também naquele que coloca o produto no carrinho e desiste de finalizar o pedido.
Procure entender o que está faltando para esse nicho em especial e procure novas formas de chamar a atenção dele. Reveja os seus conteúdos!
Construindo uma persona fica muito mais fácil de analisar os clientes que foram atingidos da forma como você imaginava, e os usuários que conheceram os seus serviços indiretamente.
Para esses leads inesperados, você pode fazer um levantamento de informações e criar uma segunda persona. A partir dela, é possível trabalhar em um conteúdo diferente para chamar a atenção desse grande cliente em potencial.
3. Pense um passo à frente
Após definir como funcionará o processo de produção, é crucial que os conteúdos produzidos sejam de boa qualidade e que contenham todas as informações necessárias. Tente pensar sempre à frente do cliente e imaginar dúvidas que ele possa ter ao pesquisar sobre o assunto.
Lembre-se: é fundamental entender quais são as principais necessidades do público-alvo para que você possa sanar todas as dúvidas e questionamentos frequentes.
Vejamos o exemplo a seguir:
Seu e-commerce é especializado na venda de diversos pacotes de plano empresarial odontológico.
Um potencial cliente faz uma pesquisa com o termo “plano odontológico empresarial preços” a fim de analisar benefícios, carências e custos gerais.
Para atrair essa pessoa que está interessada no assunto, faça um conteúdo voltado à importância de um convênio odontológico empresarial para funcionários. Você pode incluir procedimentos e tratamentos realizados pela cobertura, descontos, benefícios empresariais e produtividade de equipe, entre outros.
Tudo isso a fim de atrair o usuário e levá-lo a fechar negócio com você.
Além de produzir conteúdos de qualidade, a sua marca estará ganhando autoridade no mercado aos olhos do leitor. Oferecer soluções é uma maneira de fazer com que o usuário se sinta confiante e seguro em fechar negócio com a sua empresa.
4. Faça conteúdos lapidados para e-commerce
Quando falamos em produção de conteúdo para e-commerce, o objetivo do processo pode parecer óbvio. É importante esclarecer, porém, que o seu conteúdo não deve ser feito apenas para vender. Antes de tudo, a produção de conteúdo deve fornecer informações relevantes sobre um assunto (preferencialmente, relacionado ao seu produto).
Alguns pontos que devem ser trabalhados neste sentido são:
- Descrição de produtos: Realize uma descrição que contenha todas as suas especificações e categorias. Você também pode utilizar disso como uma estratégia para rankear palavras-chave.
- Soluções: Vamos utilizar o exemplo anterior do plano odonto empresa. Abordar dúvidas comuns associadas a clientes que procuram pelo melhor plano, benefícios completos e carência, por exemplo, pode transmitir empatia ao leitor e aumentar o interesse na realização da compra.
- Resenhas e avaliações: Se você tem vontade de mostrar que o seu produto é bom e que possui qualidade, usar a ferramenta do review pode ser uma grande solução. Por exemplo: Ao anunciar o produto, além de conteúdos bem elaborados e informativos, deixe anexado vídeos e fotos que instiguem o usuário a fidelizar a compra.
Não tenha medo de ofertar os benefícios da sua marca, mas tome cuidado para não tornar o conteúdo extremamente apelativo.
5. Utilize técnicas de SEO
Para destacar o seu produto no grande shopping virtual que é a internet, você precisa entender um pouco de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).
As estratégias de SEO consistem em melhorar a usabilidade do seu site para que o seu visitante (e os sites de busca) encontrem todas as informações primordiais (avaliações, links, produtos) com mais facilidade.
Algumas técnicas úteis que podem ser aplicadas em seu site são:
- O uso de palavras-chave
- Links de parceiros ou páginas externas
- Links para outros conteúdos similares disponíveis no mesmo site
- Interação com o internauta (comentários, enquetes e formulários)
- Tags
- Tópicos e intertítulos para uma leitura mais confortável ao leitor
6. Invista no e-mail marketing
Há muitos anos se propaga na internet o mito de que o e-mail será extinto e substituído por outros canais, como as redes sociais… A verdade, no entanto, é que o e-mail marketing dificilmente cairá em desuso.
Isto porque ele oferece ferramentas gratuitas e excelentes para a distribuição de conteúdo. Através dele, você pode reativar clientes, divulgar promoções ou informar sobre cupons de desconto, além de facilitar a gestão de leads.
Portanto, não abandone o e-mail marketing! Certifique-se apenas de utilizá-lo com criatividade e responsabilidade. Em outras palavras, nada de spam!
Considerações finais
Ao seguir as dicas acima, você estará mais perto de conseguir um bom posicionamento no Google e outros buscadores, aumentando sua base de leads e as chances de concretizar bons negócios.
Quando estruturadas de forma assertiva, as estratégias de Marketing de Conteúdo proporcionam ótimos resultados a médio e longo prazo . Por isso, leve sempre em consideração as necessidades dos seus clientes em potencial a fim de atendê-las da melhor maneira possível.
Garantir uma boa experiência em seu site e com o seu conteúdo tornam as chances de captação e fidelização muito maiores!
Gostou das dicas? Tem alguma sugestão ou experiência sobre produção de conteúdo? Então, compartilhe com a gente nos comentários!