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SEO na loja virtual: como otimizar seu e-commerce?

Tempo de leitura: 7 minutos

Em um mercado competitivo como o e-commerce, estar entre os primeiros resultados de busca não é só uma questão de popularidade. Cada vez mais, especialistas destacam a importância do SEO na loja virtual, indicando a otimização para o Google e outros mecanismos como um fator-chave para o sucesso.

Mas afinal, o que é SEO? Por que ele é tão necessário no cenário atual? Quais as melhores práticas para sites de e-commerce e como você está se saindo em relação a elas?

No artigo a seguir, reunimos algumas dicas para trabalhar o SEO na loja virtual, incluindo exemplos de ações importantes para otimizar o seu site. Confira!

O que é SEO?

Se você já pesquisou no Google, Bing, Yahoo ou qualquer outra ferramenta, provavelmente sabe que a ordem dos resultados não é aleatória. Cada mecanismo de busca tem critérios próprios para classificar os conteúdos — e estes costumam ir além de encontrar ou não uma palavra-chave no texto.

Neste sentido, surge o conceito de “Search Engine Optimization”. Traduzido como “Otimização para Mecanismos de Busca”, o SEO consiste em aplicar um conjunto de técnicas e boas práticas para que o seu site seja valorizado pelos buscadores. Como resultado, você atrairá mais visitantes e maior confiabilidade para o domínio.

SEO na loja virtual: Por que é importante?

Na última década, os smartphones, redes sociais e marketplaces transformaram a forma como pesquisamos e compramos pela internet. De modo semelhante, os mecanismos de busca também evoluíram, e a cada dia tentam entregar resultados mais confiáveis e precisos.

Naturalmente, isto representa um desafio enorme para o lojista. Com tantas empresas na disputa, é preciso dominar as regras do jogo para se destacar. Do contrário, é provável que a sua página não seja vista e nem lembrada.

A boa notícia é que você não precisa ter um grande orçamento para trabalhar o SEO na loja virtual. De acordo com especialistas, a tendência é que o Google e outros buscadores foquem cada vez mais na experiência de busca do usuário.

Assim, conhecer o seu público-alvo, respeitar normas básicas e moldar o seu conteúdo à intenção de busca são o melhor caminho para alcançar bons resultados de SEO.

Dicas para trabalhar SEO na loja virtual

1. Comece pela estrutura

A primeira dica para trabalhar SEO na loja virtual tem a ver com a organização das páginas no seu site. Sites bem planejados facilitam a navegação do usuário, oferecendo seções bem definidas e caminhos curtos até o ponto de interesse.

Por exemplo: se você vende diversos tipos de produto, em múltiplos departamentos, trazer todas essas informações na página inicial pode confundir o visitante. Por outro lado, criar uma hierarquia muito complexa, onde o usuário precise acessar vários links até chegar à página do produto também não é o ideal.

O segredo está em encontrar o equilíbrio entre usabilidade e desempenho. Uma navegação intuitiva, com menos níveis intermediários, aumenta as chances de o seu conteúdo ser registrado pelos bots das ferramentas de busca (também chamados de crawlers ou spiders). Lembre-se disso ao definir sua árvore de categorias, subcategorias e menus de navegação.

Especialistas em SEO também sugerem o uso de sitemaps para ajudar na rastreabilidade. Estes arquivos de texto (geralmente no formato XML) funcionam literalmente como um mapa do site, pois apresentam a sua estrutura aos buscadores.

2. Planeje suas palavras-chave

Boas palavras-chave são um ingrediente indispensável para o SEO na loja virtual. Quando bem escolhidas, elas orientam o conteúdo da página (títulos, descrições, meta descrições…), conversam diretamente com o público desejado, e ainda ajudam no ranqueamento do site em buscas alinhadas aos objetivos da empresa.

De acordo com o tamanho e nível de detalhe, as palavras-chave podem ser:

  • Mais curtas e genéricas, para tentar obter um alto volume de acessos em termos de maior concorrência;
  • Mais longas e/ou específicas, para focar num público bem segmentado, com menor volume de buscas e maior propensão à compra.

Para selecionar termos com boas chances de sucesso, você pode usar ferramentas de planejamento de palavras-chave. As opções mais populares são o Google Keyword Planner e o Ubersuggest.

3. Invista nos detalhes

A página do produto pode variar de acordo com o tipo de mercadoria, plataforma e ERP para e-commerce. Ainda assim, você precisa garantir que todos os detalhes relevantes estejam disponíveis. Isso oferecerá ainda mais contexto aos mecanismos de busca, que precisam “entender” o seu conteúdo.

Tenha em mente que os títulos e subtítulos não são elementos decorativos. Na verdade, eles são seções nobres da página, e por isso devem informar claramente do que ela trata (de preferência, incluindo suas melhores palavras-chave).

O mesmo pode ser dito das descrições e ficha técnica do produto. Além de alinhar as expectativas do cliente, elas ajudam a associar o site aos termos utilizados.

Por isso, para se sair bem nesse quesito, pergunte-se:

  • Qual o perfil do comprador que pesquisa por esse produto?
  • Quais os termos e palavras mais comuns nesse tipo de busca?
  • A sua página atual responde às prováveis dúvidas desse cliente?
  • Há algum atributo ou recurso que poderia deixar a página mais completa?

Mas atenção: repetir as palavras-chave no texto apenas para aumentar a sua ocorrência não é a melhor estratégia! Os buscadores estão cada vez mais sensíveis à qualidade do conteúdo, o que significa que você também deve priorizá-la.

4. Valorize suas imagens e URLs

Por incrível que pareça, um dos erros mais comuns de SEO na loja virtual é não dar a devida atenção às imagens. Tal como o conteúdo escrito, as imagens contém informações importantes para os mecanismos de busca, uma vez que facilitam o entendimento do site e ajudam no ranqueamento da página.

Quem nunca pesquisou por uma foto no Google e acabou caindo no site de uma loja?

Mas não basta focar na qualidade visual das imagens. Para garantir bons resultados em termos de SEO, deve-se seguir algumas boas práticas.

Arquivos muito grandes e pesados, por exemplo, atrasam o carregamento do site e prejudicam a experiência geral (especialmente no celular). Da mesma forma, se o nome do arquivo não for descritivo ou o local de armazenamento tornar a URL muito complexa, a estrutura de navegação será comprometida.

Portanto, busque sempre otimizar:

  • O tamanho das imagens, priorizando formatos de carregamento rápido;
  • O nome do arquivo, considerando a que se referem e as suas palavras-chave;
  • O atributo de texto alternativo (alt), descrevendo as imagens para leitores de tela e situações em que o navegador não consiga exibi-las;
  • Questões referentes a direitos autorais, evitando infrações.

Considerações finais

Mais do que uma sequência de atividades técnicas, o SEO na loja virtual deve ser uma prática contínua. Isto significa que, além de realizar os ajustes sugeridos, você deve monitorar seus resultados com frequência.

Defina métricas e acompanhe os indicadores mais relevantes para a sua loja, como a quantidade de acessos orgânicos, conversões, acessos por página e tempo por sessão. Assim, você terá uma boa visão do que está funcionando e do que precisa melhorar.

Use a tecnologia a seu favor! Existem diversas ferramentas de SEO que podem facilitar esse processo, e muitas delas são gratuitas.

Por fim, não se esqueça de otimizar as páginas e recursos que já estão se saindo bem. Afinal, os seus concorrentes também estão melhorando as próprias páginas. Refinar o que já está bom lhe permite manter a relevância enquanto trabalha para resultados ainda melhores.

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