Sem tempo para ler agora? Ouça este artigo no player abaixo e descubra como preparar o seu e-commerce para as vendas de Natal!
O Natal é uma das épocas mais apreciadas pelo varejo do mundo inteiro, tanto pelo volume de vendas, quanto pelo faturamento alcançado. No Brasil, estima-se que, mesmo com o orçamento apertado, a maior parte dos brasileiros irá às compras no Natal 2019.
Uma pesquisa aplicada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelou que 77% dos consumidores — aproximadamente 119,8 milhões de brasileiros — pretendem presentear alguém neste Natal.
Ainda de acordo com a pesquisa, R$ 60 bilhões devem ser injetados na economia graças às vendas natalinas. O número se aproxima à soma do faturamento em outras datas importantes, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças.
“O Natal é o período mais aguardado do ano para consumidores e comerciantes. Ele dá indícios de que a disposição dos brasileiros para consumir está retornando, ainda que aos poucos. Mesmo que a recente liberação dos recursos do FGTS vá, principalmente, para o pagamento de dívidas, o comércio pode se beneficiar da medida para novas vendas. Afinal, esses consumidores estarão recuperando seu crédito na praça. De modo geral, os dados comprovam que o hábito de presentear nesta data é cultural entre os brasileiros e sobrevive mesmo quando há dificuldades econômicas”
— Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil.
O efeito Black Friday
As vendas de Natal começam cada vez mais cedo, especialmente devido à baixa de preços da Black Friday. Estimativas apontam que 44% dos brasileiros aproveitaram as promoções para garantir antecipadamente os presentes de dezembro. Os segmentos mais procurados pelos consumidores foram:
- Equipamentos eletrônicos (41%);
- Eletrodomésticos (35%);
- Celulares (28%);
- Equipamentos de informática (26%).
Realizada em 29 de novembro, a Black Friday 2019 superou as expectativas do mercado, sobretudo nas vendas online. Segundo a Ebit/Nielsen, o evento movimentou R$ 3,2 bilhões no e-commerce do país, um crescimento de 23,6% em relação ao faturamento no ano passado.
Mas o trabalho dos lojistas ainda não acabou! Seguindo este fluxo, as vendas de Natal devem chegar aos 768 bilhões de dólares em todo o mundo, representando um crescimento de 15%.
De acordo com o índice MCC-ENET, este resultado deve ser ainda melhor no Brasil. Entre janeiro de 2018 e agosto de 2019, os lucros do comércio eletrônico brasileiro cresceram 68,35%.
E a sua loja virtual, está preparada para o movimento extra nas festas de final de ano?
Dicas de última hora para vender mais no Natal
Dados divulgados pela Ebit/Nielsen apontam que a relevância da Black Friday em relação ao Natal vem aumentando. Há cinco anos, a Black Friday representava 18% das vendas de final de ano, mas em 2018, chegou aos 26%.
Isto significa que o seu e-commerce já deve estar a postos para vender mais desde novembro. É claro que, para isso, o seu planejamento deve começar com antecedência, levando em conta, por exemplo, o prazo de entrega para as cidades que sua loja virtual atende.
Mas se este não é o seu caso ou se você deixou tudo para a última hora, não se preocupe! Reunimos algumas dicas simples para te ajudar a vender mais nesse Natal. Confira!
1. Aposte na mídia paga e não esqueça das alternativas gratuitas
Com a competição acirrada dessa época, as estratégias de divulgação são fundamentais para sua loja virtual vender mais. Um aliado dos bons é o Facebook Ads. Ele permite uma boa distribuição de conteúdos visuais, com fácil segmentação de público.
Você pode apostar ainda em ferramentas como a Rede de Display e a Rede de Pesquisa do Google Ads.
Com a demanda por vender mais aumentando, é natural que o preço dos anúncios também fique mais alto. Por isso, vale você aproveitar as ferramentas de divulgação com baixo custo ou até gratuitas. O E-mail Marketing é uma boa alternativa para você oferecer descontos, condições especiais e novidades. O mesmo vale para as páginas nas redes sociais.
2. Foque em quem vai presentear
Quando você oferece descontos de Natal, é importante fazer com que essas promoções cheguem aos consumidores que já conhecem a marca e que podem estar interessados em preços especiais. Contudo, o Natal também é uma época especial para atingir públicos diferentes.
Por exemplo, se você vende roupas femininas, a dica é fazer com que o anúncio chegue até os homens e mulheres que estão em busca de presentes para suas esposas, namoradas, filhas, mães e amigas. Você pode criar estratégias para cada nicho e, além de vender mais, tornará seu produto conhecido por outros públicos.
3. Promova produtos “coringas”
Quem está procurando presentes, normalmente quer achar algo que seja de fácil agrado. Portanto, o Natal é uma boa hora para você promover peças, objetos ou itens que tenham um bom custo-benefício e que sejam mais fáceis de serem escolhidos como presentes.
Focar nos “coringas” pode te ajudar a vender mais do que se ater, nesse momento, a produtos com custo elevado.
4. Facilite a compra
Se você tem uma loja virtual, sabe que não precisa muito para o cliente encher o carrinho e desistir de tudo minutos depois. Muitas vezes, isso acontece porque o processo de compra é complicado demais. Exigir muitas informações no cadastro, ter condições de pagamento pouco atrativas ou um frete caro são exemplos do que pode afugentar os consumidores.
Então, se você quer aumentar o faturamento de Natal, a hora de facilitar é agora! Para começar, permita o check-in via redes sociais, peça menos informações e insira campos de preenchimento automático.
Vale criar ofertas, aceitar várias opções de pagamentos, oferecer cupons de desconto e é claro, não deixar que o frete acabe com a venda. Nesse caso, você pode estudar formas de incluir parte do valor do frete no produto. Além disso, é possível dar descontos para compras acima de um valor, oferecer a possibilidade de entrega com motoboy ou retirada em pontos físicos.
Gostou das dicas? Estamos preparando muitas outras pra você!
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