Para ampliar as vendas de seu e-commerce, é preciso não apenas garantir a qualidade dos produtos ofertados, atentando-se às necessidades de seus clientes e tendências do seu nicho de atuação, mas também investir em estratégias de marketing e até mesmo em novos canais para a comercialização dos produtos. Neste cenário, os marketplaces são uma excelente forma de geração de novos negócios.
Segundo a Ebit|Nielsen, os marketplaces apresentaram um crescimento de 13% no primeiro semestre de 2019, ficando acima da média registrada pelo e-commerce no mesmo período.
Mas você sabe o que são marketplaces e como eles podem influenciar o seu e-commerce?
Conteúdos do Post
O que é marketplace?
O marketplace consiste em um modelo de negócios para a comercialização de produtos on-line. Trata-se de uma plataforma de e-commerce que reúne diversos fornecedores varejistas em um único ambiente. Em uma analogia, podemos dizer que os marketplaces são como shopping centers virtuais. Neles, o cliente tem acesso a uma infinidade de produtos, de diversos vendedores, em um único lugar.
Nessas plataformas, todos os esforços de marketing e vendas ficam sob responsabilidade dos marketplaces, que repassam os valores negociados ao lojista conforme a efetivação das vendas. Para quem vende, a responsabilidade é a da gestão logística, a qual compreende o armazenamento e entrega dos produtos disponibilizados/vendidos através deste canal.
Como os marketplaces influenciam o seu e-commerce?
Com os devidos cuidados, os marketplaces podem ajudar o seu e-commerce em diversos aspectos. Mas antes de escolher onde expor seus produtos, preste bastante atenção à reputação do canal e sua adequação ao público-alvo do negócio.
Dentre os principais benefícios dos marketplaces para as lojas virtuais, podemos citar:
Aumento da visibilidade da marca
Ao disponibilizar os produtos do seu e-commerce em marketplaces, você garante um maior reconhecimento e visibilidade da sua marca. Isso porque, devido à grande concentração de produtos e marcas diversificadas, mais pessoas acessam esses canais de vendas.
Muitos clientes que ainda não tinham conhecimento da existência de sua loja virtual passam a conhecê-la. O que influencia não apenas a compra imediata pela identificação com a oferta, mas também no longo prazo, já que diante de uma boa experiência, ele passa a reconhecer a sua marca e procurá-la sempre que houver uma nova necessidade.
Redução dos investimentos em marketing
Ações de marketing são indispensáveis para o sucesso dos negócios. Neste contexto, para vender mais é preciso investir. Ao adotar um ou mais marketplaces como estratégia de posicionamento e de vendas, esses investimentos são reduzidos.
As plataformas desenvolvem campanhas direcionadas ao público que pretendem atrair, visando o aumento das vendas. Certamente, isso não é feito de forma gratuita.
As negociações de sua loja virtual com as plataformas ocorrem com base em percentuais de comissões sobre as vendas, o que assegura o interesse delas em realizar um grande volume de vendas dos produtos de seu e-commerce.
Aumento das vendas
Como citamos, os benefícios relacionados ao aumento das vendas do e-commerce não estão ligados apenas às negociações concluídas neste canal. Para usufruir dos benefícios no longo prazo, cabe à empresa proporcionar uma experiência de compra voltada à fidelização deste público.
É preciso direcionar o consumidor para que novas compras e indicações sejam realizadas na sua loja virtual. Para isso, atente-se aos pequenos detalhes, como uma embalagem contendo a sua marca.
Ao receber o pedido, o comprador perceberá o cuidado que o lojista teve ao prepará-lo e terá uma boa impressão da loja. Este é um exemplo de identificação com a marca que tem grandes chances de fidelizar o cliente.
Quanto devo cobrar em cada marketplace?
Calcular o preço de venda dos produtos é um tarefa que exige tempo e atenção, sobretudo quando falamos de um catálogo extenso. Uma vez que cada marketplace possui suas próprias taxas, precificar de acordo com o canal de venda é fundamental para não comprometer a rentabilidade.
Diante disto, é preciso buscar alternativas que otimizem o processo para o lojista. Quem utiliza um sistema de gestão, por exemplo, pode contar com a praticidade de um ERP com ferramentas inteligentes, e integrado aos principais hubs para marketplaces do mercado, como o ERP Eccosys.
Mas se este não é o seu caso, não se preocupe: nós podemos ajudá-lo!
Criamos uma planilha gratuita para auxiliar na geração de preços em múltiplos canais de venda. Você pode baixar a nossa Calculadora de Preços para Marketplaces clicando aqui.
Já conhecia todos estes benefícios proporcionados pelos marketplaces ao seu e-commerce? Tem ou já teve alguma experiência com outros canais de venda? Compartilhe com a gente nos comentários!
Boa tarde. Tenho a churrasqueira impressão que ninguém está vendo meus anúncios no marktplace.
O que fazer?
Olá, Donizeti.
A forma como os marketplaces selecionam quais anúncios exibir pode variar um pouco, mas algumas dicas úteis para aumentar a visibilidade são revisar a descrição/palavras-chave utilizadas e ter duas ou mais imagens de qualidade.
Lembre-se de que os usuários irão pesquisar pelo produto, então garanta que ele possa ser encontrado facilmente (usando as palavras certas) e que as imagens escolhidas passem uma boa impressão, condizente com o produto.
Espero ter ajudado!