Ainda que seja cada vez mais simples lançar um site na internet, apenas isso não é suficiente para que sua loja venda. Essa facilidade, com certeza, tem muito a ver com isso, visto que a competição online também é mais acirrada. Para conseguir se destacar dessa concorrência e atingir o seu público de forma certeira, é preciso desenvolver um planejamento estratégico de e-commerce.
No sentido de guiar você nessa jornada, listamos, logo abaixo, as etapas que deve seguir para conquistar o seu espaço nesse mercado e aumentar as chances de sucesso do seu negócio. Acompanhe!
Conteúdos do Post
- Defina um objetivo para o planejamento estratégico de e-commerce
- Especifique quem é o público-alvo do seu negócio online
- Crie personas e segmente seu mercado consumidor
- Identifique quem são seus concorrentes e se diferencie
- Determine uma estratégia de marketing com foco no objetivo
- Monitore e documente a jornada do cliente no e-commerce
- Estabeleça métricas e acompanhe o seu desempenho individualmente
Defina um objetivo para o planejamento estratégico de e-commerce
O primeiro passo para a criação do seu planejamento é a definição de um objetivo claro, mensurável e realista. Quando falamos de objetivo, é preciso frisar que deve ser algo palpável, como por exemplo: vender R$ 10 mil por mês ou 100 itens de um determinado produto.
Especifique quem é o público-alvo do seu negócio online
Sabendo quais as metas iniciais, agora vem a segunda parte do plano, que consiste em determinar quem é o seu consumidor ideal. Essa etapa de mensuração contribui para uma melhor escolha das estratégias a serem utilizadas na abordagem de vendas e campanhas de marketing.
Crie personas e segmente seu mercado consumidor
No item anterior, falamos de público-alvo, que é muito parecido com persona, porém é mais genérico. Personas são representações semi-fictícias do seu consumidor ideal, para os quais os seus produtos são direcionados.
A criação de personas deve ser o mais próximo possível da realidade dos seus potenciais clientes. O indicado é que elas sejam desenvolvidas por meio de pesquisas. Aplique algumas informações importantes a identificar: gênero, idade, onde trabalha, cargo, rotina de trabalho, aspirações, formação, desafios do trabalho e tudo mais que for interessante.
Identifique quem são seus concorrentes e se diferencie
Pesquise pelas empresas que atuam no mesmo segmento que o seu e colete o máximo de informações que conseguir, principalmente pontos fortes e pontos fracos.
Use esses dados para fazer uma comparação com a sua realidade por meio da análise SWOT (ou FOFA – Forças/Oportunidades, Fraquezas/Ameaças). A partir daí, busque se fortalecer ao blindar seus pontos fracos, enquanto converte os pontos negativos da concorrência nos diferenciais competitivos do seu e-commerce.
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Determine uma estratégia de marketing com foco no objetivo
Agora que você já sabe quem é o seu público-alvo e suas personas, é hora de traçar um plano de marketing que os impacte, visando como resultado a conquista dos objetivos definidos na primeira etapa do plano.
Nessa fase, tenha perfis do seu e-commerce nas mídias sociais para interagir com seu público. Também entra aqui a criação de campanhas, tais como links patrocinados no Facebook, Google, LinkedIn, e-mail marketing e blog.
Monitore e documente a jornada do cliente no e-commerce
É essencial que seja documentada detalhadamente a experiência do usuário na sua loja virtual. Como ele chegou até o seu e-commerce, se comprou no primeiro acesso, quantos pedidos já realizou, qual tipo de produto adquire com mais frequência, etc.
Essas informações servirão como termômetro e ajudarão a otimizar sua estratégia de marketing com foco em conversão. Conhecendo mais profundamente seu cliente, fica mais fácil para você criar ofertas direcionadas para cada público, bem como divulgá-las nos meios em que ele está mais presente.
Estabeleça métricas e acompanhe o seu desempenho individualmente
Para se certificar de que o seu planejamento estratégico de e-commerce está realmente funcionando, o último passo envolve a criação de métricas de desempenho. Acompanhe diariamente os resultados, de modo a saber o que está gerando bons retornos e o que deixa a desejar. Esse monitoramento permite que mude a estratégia sempre com foco na otimização e aceleração de resultados.
E então, agora que você já sabe tudo sobre planejamento estratégico de e-commerce, que tal dividir conosco qual o maior desafio para construir o seu? Deixe seu comentário abaixo!
Interessante e direto ao ponto, obrigado