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O modelo Full commerce: Das lojas virtuais aos novos marketplaces

O modelo Full commerce: Das lojas virtuais aos novos marketplaces
Tempo de leitura: 4 minutos

O primeiro trimestre de 2020 apresentou um crescimento importante nas compras on-line. Conforme relatório da Compre&Confie, a diferença foi de 26,7% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que significa um faturamento de R$ 20,4 bilhões.

Os especialistas não negam que o maior responsável é o novo coronavírus. Com as medidas de isolamento social, nada mais natural que os consumidores recorram ao comércio eletrônico, muitos deles pela primeira vez. Setores como supermercados e farmácias tiveram a maior procura entre sites e marketplaces.

São momentos como este que evidenciam a praticidade do e-commerce. Tendo em vista o quão fácil, rápido e (por que não?) seguro é comprar pela internet, as lojas virtuais tendem a ganhar cada vez mais espaço no varejo mundial.

Se você já é dono de um e-commerce ou está pensando em abrir um, deve prestar atenção a muitos fatores. Para ter sucesso neste meio, não basta apenas abrir o negócio, comprar mercadorias, revender e enviar.

É preciso pensar em logística adequada, marketing inovador, modalidades de entrega, canais de venda, suporte e atendimento, integração com fornecedores e agentes de distribuição, e muitas outras coisas. Negligenciar algum destes pontos pode fazer com que sua empresa se torne inviável a longo prazo, encerrando as atividades antes do segundo ano.

Para fugir dessa estatística e crescer sem medo, muitos comércios on-line adotam o chamado “full commerce”. Neste modelo de negócio, a loja terceiriza grande parte da operação para empresas especializadas.

Mas se você ainda não tinha ouvido falar de full commerce ou não sabe como ele pode ajudá-lo, está no lugar certo! A seguir, exploraremos um pouco mais deste conceito, incluindo alguns benefícios e possibilidades para lojistas de e-commerce.

Afinal de contas, o que é full commerce?

Contabilidade, marketing, pagamentos, gerenciamento de estoque… Não seria ótimo se você pudesse focar somente em estabelecer novas parcerias para o seu negócio virtual e terceirizar toda a parte mais trabalhosa? É precisamente nisso em que consiste o full commerce.

A prática, que já é bem conhecida no Brasil, ocorre quando o empreendedor contrata uma empresa especializada para cuidar de toda a operação da loja, seja ela independente ou em um marketplace. Os serviços de full commerce também podem incluir planejamento, logística, atendimento ao cliente, meios de pagamento, segurança digital, operação, consultoria e até pós-venda.

Um exemplo de empresa que oferece essa solução é a TATIX Full Service Commerce. Especialista em gestão e operação de lojas virtuais, a Tatix é responsável pela operação da Avon, Pernambucanas, Usaflex e muitas outras. Dentre os serviços oferecidos, destacam-se:

  • Desenvolvimento de plataformas tecnológicas;
  • Manutenção e hospedagem tecnológica;
  • Desenvolvimento de marketing digital;
  • Gestão e desenvolvimento comercial;
  • Operação logística completa;
  • Gestão de transportes;
  • Atendimento ao consumidor e televendas;
  • Gestão jurídica, financeira e fiscal.

Uma solução full commerce atua como uma espécie de marketplace. As operações são ágeis e integradas, por isso, é possível monitorar diversos canais de venda e reduzir custos operacionais.

Com especialistas responsáveis por áreas específicas, a possibilidade de erros com o consumidor diminui consideravelmente. Todos esses “detalhes” fazem a diferença na corrida para conquistar novos clientes, especialmente em um cenário cada vez mais competitivo.

Próximo nível

Já mencionamos algumas vantagens de utilizar serviços especializados na operação do e-commerce. Mas você já pensou em transformar a sua empresa em um full commerce?

Quem ultrapassou as barreiras iniciais conhece como ninguém as dificuldades de gerenciar todas as áreas de uma loja virtual. Então, que tal oferecer seu expertise a quem precisa?

Muitas empresas de médio e grande porte podem utilizar sua estrutura para absorver as demandas da região. Uma vez que já estão estabelecidas no mercado, estas contam com toda a capacidade necessária para manter um negócio operante.

Para quem contrata, as vantagens são bem interessantes. Trata-se de uma ótima oportunidade para crescer e fortalecer sua marca junto a outros mercados. Além disso, confiar em um parceiro experiente e já consolidado permite focar na solução de problemas e crescimento do negócio.

Como se tornar um full commerce?

As grandes empresas de full commerce têm algumas características em comum: espaço físico, experiência comprovada, equipe eficiente e bom suporte tecnológico. Neste sentido, o ERP ou sistema de gestão pode ser considerado o coração da sua operação. É ele quem ajudará a centralizar informações, eliminar gargalos e otimizar a rotina da loja.

O Eccosys é um exemplo de sistema on-line para quem deseja aderir ao modelo full commerce.  Além das ferramentas tradicionais de um bom ERP na nuvem, ele também permite administrar múltiplos CNPJs ou unidades de negócio. Assim, você pode definir regras de faturamento diferentes para cada empresa e usufruir de um processo de expedição mais ágil e automatizado.

Quer saber mais sobre o modelo full commerce e as outras funcionalidades do ERP Eccosys? Então, basta acessar o nosso site ou entrar em contato com o nosso representante!

Sobre o ERP Eccosys

O Eccosys é um ERP na nuvem, focado no e-commerce e suas necessidades. Indicado para lojas virtuais que buscam um alto volume de vendas, suas ferramentas permitem crescer com uma operação robusta e otimizada. Dentre as funcionalidades mais importantes, destacam-se a integração completa com as principais plataformas, hubs de marketplaces e operadores logísticos do mercado. Facilite sua rotina com um processamento ágil de pedidos e a emissão automática de NF-e. Faça o teste grátis por 15 dias! Saiba mais em: eccosys.com.br.

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