Um consumidor mais exigente, que tem como premissa básica pesquisar e avaliar bem o preço e o produto ou serviço que pretende adquirir. Se não bastasse, ele ainda quer fazer tudo isso sem sair da frente do seu computador, tablet ou smartphone. De olho nesse consumir contemporâneo, quem apostou em e-commerce fez bons negócios em 2013. O faturamento do setor chegou aos R$ 31 bilhões, 29% a mais que o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Os dados parecem animadores, mas representam apenas 10% do faturamento do comércio, o que revela a parcela de mercado que ainda pode ser abocanhada pelo e-commerce. Mas para aproveitar as oportunidades é preciso estar preparado. Um loja virtual deve ir além de boas fotos, descrições e um design excepcional. Não basta ser bela se ela não entrega o produto no dia certo, não pratica uma política de trocas que funcione ou até mesmo se não localiza no estoque o pedido para enviar ao comprador.
Solução nas nuvens
Para que todos os recursos de um e-commerce funcionem bem, deve haver por trás um sistema de gestão empresarial ou ERP integrável, eficiente e confiável. É importante levar em conta quesitos como usabilidade e disponibilidade do sistema. Uma das soluções apontadas por especialistas para isso se encontra nas nuvens.
O chamado Cloud Compunting (Computação na Nuvem) é uma tendência mundial cada dia mais presente nas empresas brasileiras, independentemente do porte. Segurança ao hospedar dados, baixo investimento com infraestrutura de TI, customização conforme necessidade da empresa, atualizações constantes, além da facilidade em acessar aos serviços de gerenciamento de qualquer dispositivo conectado à internet são os principais atrativos da nuvem.
Nada melhor, então, que aliar o ERP integrável à nuvem, não é? No Brasil há sistemas bem completos que oferecem acesso a métricas financeiras, processamento de pedidos, controle de estoque, vendas, marketing, além de atendimento ao cliente. E tudo pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet, oferecendo um bom controle de gestão e facilitando a tomada de decisões.
Deixe seu e-commerce mais competitivo
O sistema precisa ser intuitivo, fácil de navegar e deve apresentar os indicadores de forma simples e direta. Para completar, há ERPs no país que apostam na integração a outros softwares. Um ERP integrável oferece soluções mais dinâmicas, o que facilita a gestão do e-commerce. Uma delas é o gerenciamento de preços. Com softwares desse tipo é possível diminuir o trabalho manual na hora de atualizar os preços dos produtos. Como consequência, a loja virtual se torna mais competitiva.
A plataforma de precificação monitora os concorrentes automaticamente, além de gerir os valores dos produtos e sua disponibilidade no estoque. Os preços são atualizados conforme critérios pré-definidos pelo gestor do e-commerce. A ferramenta ainda analisa os resultados de vendas antes e depois da precificação, tornando possível a mensuração das estratégias.
Fidelize clientes com opções de pagamento e entrega eficientes
Por falar em preço, é importante oferecer soluções de pagamento variadas e seguras. A integração aos principais gateways de pagamento do mercado torna-se indispensável. Ter a opção de escolher o meio de pagamento que mais se adapta ao seu negócio, avaliar as taxas e oferecer aos clientes o maior número de opções de finalização da compra como boleto, transferência e cartão de crédito (é importante aceitar as principais bandeiras) ajudam, e muito, a garantir o sucesso do e-commerce.
Depois de concluída a transação, é hora do clímax na relação com o comprador: a entrega do produto. E ela precisa ser feita de forma segura e rápida. De acordo com a e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, 98% das reclamações dos e-consumidores são referentes a atrasos nas entregas.
Entra, então, outra integração importante que pode ser feita ao ERP: a do transporte e logística. O e-commerce pode atingir uma cidade ou todo o país e até o exterior. Portanto, seja pelos correios ou por outras transportadoras, é importante ter uma forma de entrega adequada para cada necessidade. Só assim é possível oferecer uma boa experiência de uso ao consumidor e garantir seu retorno a novas compras.
A integração é mesmo a palavra da vez. Todas essas soluções em apenas um único ambiente implicam em ganho de tempo e dinheiro. Com isso, facilitam, e muito, a vida de quem gerencia um e-commerce.
E você, já tem um ERP integrável a outros softwares? Quais são os resultados? Conte-nos suas experiências nos comentários!
Parabéns pela matéria.
Obrigado Danilo!
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