A pré lista de postagem (PLP) é um recurso excelente para quem possui um e-commerce, pois ela traz muitas facilidades para o empreendedor e maior segurança para o comprador. Resumidamente, é um controle prévio em que é feito um cadastro da mercadoria a ser enviada e entregue pelos correios e que gera um código de rastreio do produto. Quer entender melhor como funciona? Então leia o nosso artigo!
Como funciona a pré lista de postagem (PLP)?
Como dito, a pré lista de postagem, ou PLP, é um documento entregue aos correios no momento em que a mercadoria é enviada. Esse documento contém um formulário em que devem ser informados os seguintes dados:
- dados do remetente;
- destinatário;
- serviços de entrega;
- característica dos objetos enviados.
É muito importante que o cliente possua um software que facilite a emissão da pré lista de postagem, isso porque não apenas agiliza o processo, mas também oferece um controle maior de toda mercadoria enviada para os correios. Além disso, ainda é possível obter dados preciosos que otimizarão a logística da loja virtual.
Quais as vantagens de usar a pré lista de postagem?
São muitas as vantagens para o comerciante e para o comprador. Com ela, é possível agilizar o processo de entrega de mercadorias, o que torna a loja virtual ainda mais competitiva.
Além disso, o código de rastreio gerado pelos correios possibilita uma maior segurança, o que faz com que o consumidor tenha mais confiança no e-commerce. E isso é muito importante para atrair novos clientes. Outra vantagem é que você possui um controle maior sobre todo o caminho que as suas mercadorias percorrem.
Como emitir a pré lista de postagem pelo Eccosys?
Para gerar a pré lista de postagem é necessário que a empresa tenha um contrato válido com os Correios e um cartão de postagem cadastrado na aba ‘Correios’, disponível nas configurações gerais do Eccosys.
Ao emitir uma nota fiscal, selecione uma opção de frete, o tipo de embalagem do objeto e as dimensões solicitadas. Em seguida, o código de rastreamento do produto será gerado, de acordo com as configurações de sua conta.
Para imprimir a lista de postagem, no módulo de Vendas localize o relatório Lista de Postagem. Neste relatório utilize os filtros período e o tipo de serviço correspondente. Além disso, você ainda pode gerar a lista de postagem e o aviso de recebimento. Agora é só selecionar as mercadorias para as quais deseja gerar a pré lista de postagem, exibi-las e enviar para impressão. Muito fácil, não é mesmo?
Para ver como emitir pelo Eccosys assista a esse vídeo!
Mas é realmente importante fornecer o código de rastreio para o meu cliente?
Um dos fatores mais importantes para um e-commerce é a reputação dele. Diferentemente das lojas físicas, o empreendimento precisa conquistar a confiança do comprador, afinal ele pagará por um produto que não visualizou fisicamente.
Portanto, a reputação e a confiabilidade para e-commerces não é algo simples de ser conquistado. E o código de rastreio é um fator que pesa muito para conquistar isso. Quando um cliente compra um produto, ao checar toda a movimentação da mercadoria, ele fica muito mais tranquilo e confiante, diminuindo as reclamações e chamadas, e dando muitos pontos positivos para a loja virtual. O código de rastreio garante a satisfação do cliente durante todo o processo de entrega da mercadoria.
Como visto, a pré lista de postagem poupa muito tempo para o e-commerce. Além de ser uma forma segura de emitir o código de rastreio do produto.
Gostou da dica? Então assine a newsletter e fique por dentro de todas as novidades!