Quando se está gerenciando ou administrando uma loja virtual, alguns indicadores são fundamentais e indispensáveis para compreender melhor seu negócio, aprimorar o planejamento e ajudar na tomada de decisões. O ticket médio é um dado de simples obtenção e que como o próprio nome já diz, permite descobrir a média da receita gerada pelos seus clientes dentro de um período de tempo determinado.
Para facilitar, vamos a um exemplo prático: supondo que você teve um faturamento de R$ 1.400,00 no mês de junho e que este lucro foi proveniente de 35 vendas. Para chegar ao valor de ticket médio, basta dividir o lucro pelo número de vendas. Feito isso, o ticket médio de seus clientes será de R$ 40,00.
A partir do momento que se tem conhecimento desse dado é possível não só avaliar os resultados, como também traçar projeções de vendas. Mas, afinal, qual estratégia deve ser adotada para que esse número aumente? Confira nossas dicas a seguir!
Priorize aqueles que já compraram com você
É mais fácil e mais barato focar em clientes reais ao invés de tentar captar novos consumidores. Desse modo, invista em ações que objetivem aumentar o valor gasto em sua loja no momento da compra. A abertura de uma página extra antes dos dados de pagamento, que ofereça produtos que complementam aquilo que está sendo comprado, é uma boa estratégia.
Por exemplo, o cliente está comprando um smartphone, que tal oferecer capinhas de proteção e cartões de memória? No entanto, não se esqueça de colocar botões de recusa que permitam o prosseguimento.
Aposte em parcerias com lojas virtuais que complementam seu conceito
Este ponto é bastante interessante, afinal, sempre há algo com o qual você não trabalha que também é de interesse do seu público-alvo e vice-versa. Tente parcerias com outros e-commerces e aposte nos lucros bilaterais. Nesse ponto, a estratégia permite criatividade.
Trabalhe com descontos progressivos
Descontos para quem adquirir duas ou mais mercadorias é outro fator que influencia no ticket médio. Quanto maior o número de produtos, maior o desconto. Trabalhe com seriedade e realize vários testes, apesar de a estratégia ser boa, ela só funcionará se a engenharia de sua loja virtual estiver funcionando corretamente.
Dê brindes e mimos
Que tal oferecer algo extra para seus clientes quando determinado valor for atingido? Ele pode até não alcançar esse número na primeira compra, mas saberá que está no caminho para ganhar esse presente. Esse tipo de ação contribui para a fidelização, ou seja, as chances dele comprar com a concorrência, levando em conta que ela não possui esse diferencial, são muito menores.
Ofereça frete gratuito ou desconto no frete
Diversos estudos e pesquisas já comprovaram que lojas com fretes elevados apresentam baixa de vendas e pouco aumento do ticket médio. É fácil entender a problemática: o cliente pode até realizar uma compra, mas dificilmente irá repeti-la, pois ele sabe que naquela loja virtual há uma desvantagem. Criar parcerias com transportadoras que ofereçam atendimento abrangente pode ser uma boa ideia.
O ticket médio possui ligação direta com seu planejamento, uma de suas principais vantagens é que ele permitirá que você descubra em quanto tempo seu empreendimento se tornará sustentável. Agora é a hora de agir, para tanto, foque na implementação de um plano que vise aumentar seu tíquete médio.
E não se esqueça de que é preciso entender que outros pontos como, por exemplo, o sistema de gestão para o e-commerce é peça fundamental para a melhoria de resultados. Prefira sistemas com integração, que sejam modernos, flexíveis e capazes de otimizar seu tempo. Lembre-se também que a experiência de usuário é indispensável. Quer garantir crescimento e destaque no mercado? Leia o nosso artigo: Por que seu e-commerce precisa adotar o overdelivering?