A data mais esperada pelo varejo exige organização e planejamento, mas é possível preparar o seu e-commerce para a Black Friday em pouco tempo com algumas dicas de última hora.
Você já deve ter percebido que há um grande volume de vendas migrando do canal físico para o digital. O processo pode até ser visto como natural, já que o consumidor está mais confiante e viu diversos benefícios no e-commerce durante a pandemia.
Só no primeiro trimestre de 2021, foi registrado um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Neste cenário, as pessoas já estão habituadas e querem continuar comprando online. Em contrapartida, elas esperam que os lojistas sigam otimizando a operação para oferecer um serviço cada vez melhor.
Para quem vende, o aumento no volume de pedidos pela internet exigiu diversas adaptações, uma vez que o processo do mundo online é diferente da venda no balcão. Mudanças na divulgação, organização, planejamento do estoque e envio de mercadorias tiveram que ser feitas.
Além das reformulações causadas pela pandemia, vale destacar que as datas comemorativas também exigem um plano diferenciado. A Black Friday, por exemplo, é um dos períodos em que essa corrida fica mais acirrada. Preço, frete, estoque, logística, comunicação… são muitos pontos de atenção para que tudo saia bem.
E com tantos desafios, será que é possível organizar a operação para a Black Friday em pouco tempo? De fato, trata-se de uma época frenética, de programação cheia. Geralmente, os lojistas começam muito antes, pois querem tirar a maior vantagem possível dessa data promissora.
Mas quem não conseguiu fazer tudo com antecedência também tem a oportunidade de marcar presença na famosa sexta-feira bombástica – tudo dentro das limitações da empresa, é claro.
A seguir, confira 5 dicas básicas para o seu e-commerce se preparar e fazer, desta, a “Black das Blacks”.
1. Planejamento? Que planejamento?
Segundo um levantamento da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), as lojas virtuais brasileiras devem movimentar R$ 6,38 bilhões nesta sexta-feira, 26. O seu negócio também pode garantir uma fatia desse bolo, mas lembre-se: não dá para atingir todo mundo.
Por isso, pense bem, defina quais modelos de negócio quer fechar e com quem. Sabendo o que quer vender e para quem é mais fácil criar ações específicas e a curto prazo.
Independentemente da sua intenção, você só poderá executar se planejar. Esse é o primeiro passo.
Pense a respeito dos principais pontos de uma operação de e-commerce, e alimente o que for possível executar dentro do prazo:
- Divulgação das ofertas de Black Friday (canais, mídias, investimentos);
- Quais produtos serão ofertados (nem tudo pode ter desconto);
- Questões financeiras (margem de lucro, caixa saudável);
- Organização logística (entregas, prazos).
2. Que promoções vou oferecer?
A Black Friday é um evento cada vez mais popular, onde o seu e-commerce pode aparecer para o Brasil inteiro. No entanto, é primordial pensar que organizar essa data em cima da hora também significa ponderar o preço dos produtos.
Parece óbvio, mas você só terá construído uma verdadeira estratégia se souber o que quer vender e, obviamente, por quanto você pode vender. Você deve se perguntar:
- Quais serão as promoções disponíveis?
- Haverá benefícios como frete grátis?
- Deseja vender grandes volumes?
- Anunciará em marketplaces?
- Existem produtos com baixo giro?
Outra questão importante é o “custo X lucro”. Não adianta liquidar só para participar. É preciso ter certeza de que a oferta é saudável para o seu e-commerce. Portanto, se não tiver produtos com margem para desconto, melhor não arriscar!
Além disso, um problema grave no alto volume de vendas é a falha formação de preços. Nele, incidem muitas coisas, tais como impostos, comissão variável do canal de venda, programa de frete grátis acima de x valor, cupom de desconto e venda parcelada.
O cuidado nesse processo é fundamental, pois há risco de vender muito e ainda assim ter prejuízo.
Mas por que a Black Friday proporciona essa sensação de tudo ou nada?
Porque muitas pessoas economizam dinheiro para esta época, a fim de adquirir tudo de uma só vez com ofertas promocionais. Só que a venda vai muito além do preço. Embalagem, entrega, disponibilidade, retorno com informações sobre o pedido e uma série de outras coisas estão envolvidas.
Por isso, esteja atento à experiência do cliente. Afinal, quem comprou e não gostou, dificilmente retorna à loja, seja ela física ou virtual.
3. Eu avisei que estou preparado?
O esforço para que você consiga se preparar para a Black Friday em pouco tempo é grande. Mas depois que tudo estiver pronto, quem vai encontrar o seu negócio? E recomendá-lo?
Mais da metade dos comerciantes do país planejam fazer ações promocionais para a Black Friday. É o que aponta uma pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
A expectativa é que as vendas apresentem alta de 5% em relação ao ano passado. Ainda de acordo com o levantamento (que contou com mais de 1.000 empresários), 62% dos lojistas dizem que farão promoções durante o evento.
Com tantas opções no ar, como os seus clientes irão lembrar de você? A dica é simples: avise-os.
Use a sua base de clientes para falar sobre as promoções e explique todas as condições de forma atrativa. Não seja invasivo, questionando e repetindo informações. Apenas seja cordial e diga que está à disposição para fazerem negócio.
Tente também atrair os possíveis interessados pelo seu e-commerce. Anúncios e redes sociais podem ser bons canais para encontrá-los.
4. Tudo estruturado… mas, e a entrega?
Se é preciso estruturar a venda, planejar o formato da entrega deve ter peso dobrado. Para ter uma ideia de como o frete influencia, “82,3% abandonam o carrinho de compras por causa do alto custo do frete”, aponta o relatório anual realizado pelo E-commerce Radar.
Então, quais estratégias o seu negócio consegue oferecer para atrair e reter mais clientes?
Cabe avaliar que de nada adianta um frete barato se ele for ineficiente. O cliente quer comprar com facilidade e receber os produtos com tranquilidade. Se o frete for lento, de difícil rastreio, com certeza trará desconforto.
Assim, cerque-se de transportadoras de confiança, que utilizem automatização nos processos. Esse ponto da experiência do cliente é fundamental porque ele quer receber o produto intacto e rapidamente.
5. Agilize os processos
Um bom sistema de gestão oferece diversas vantagens às lojas virtuais, uma vez que organiza informações, agiliza processos e automatiza tarefas repetitivas. Com um sistema ERP é possível trabalhar com eficiência e ter mais tempo para cuidar dos negócios. Confira alguns benefícios que o ERP Eccosys oferece:
- Centralização de pedidos realizados em múltiplos canais de venda (site, marketplaces, propostas comerciais…);
- Processamento ágil de pedidos (separação e expedição);
- Integração com sistemas de cotação de frete e operadores logísticos;
- Emissão e envio automático de notas fiscais à SEFAZ;
- Impressão de DANFE e etiquetas;
- Sincronização de dados com plataforma de e-commerce ou hub de marketplaces;
- Entrada de mercadoria e conferência cega;
- Controle de estoque, localizações, lotes e componentes;
- Inventário;
- Relatórios e ferramentas de apoio à tomada de decisões (BI).
Viu como é possível gerenciar estes e outros processos de forma segura? Por isso, a 5° dica é a automatização de processos. Dessa maneira, a sua equipe será mais produtiva, focando em atividades estratégicas que agreguem mais valor à empresa.
Então, se você quer dar uma guinada no seu negócio, otimizando prazos e análises, conte conosco!
Gostou? Esperamos que as nossas dicas de última hora te ajudem a se preparar para a Black Friday em pouco tempo. Mas não se esqueça: faça somente o que for possível. Se achar que não há tempo ou recursos suficientes, não participe da data de forma tão agressiva. Ao invés disso, aproveite para observar e planejar as próximas datas (o Natal está logo aí, viu?!).